Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

08/09 – Natividade de Nossa Senhora

8 de setembro: a Igreja celebra o nascimento da Mãe de Deus, início da redenção.

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 2 anos


08/09 – Natividade de Nossa Senhora

Natividade de Nossa Senhora

Do nascimento da gloriosíssima Mãe de Deus e Senhora nossa, Maria, a Santa Igreja diz em uma antífona estas belas palavras:

Vossa natividade, ó Virgem e Mãe de Deus, trouxe gozo e alegria ao mundo inteiro. Porque de vós nasceu o Sol de justiça, Cristo nosso Deus, o qual, desfazendo a maldição (debaixo da qual estávamos compreendidos), lançou sua copiosa bênção sobre nós e, vencendo e matando a morte, nos deu a vida sempiterna e perdurável.

Com efeito, “festejando solenemente o nascimento da Virgem Maria, a Igreja canta a aurora da Redenção, a aparição, no mundo, daquela que devia ser a Mãe do Salvador”.

Recordando tudo o que anunciava este nascimento, a Igreja exulta e pede a Deus um aumento de graças de paz, trazidas aos homens pelo mistério da Encarnação.
Missal romano quotidiano D. Gaspar Lefebvre
Toda sois formosa ó Mãe querida e a mancha Original não há em Vós.Toda sois formosa ó Mãe querida e a mancha Original não há em Vós.

Essa festa era muito antiga no Oriente, e parece ter sido introduzida no Ocidente no fim do século VII pelo papa Sérgio I, que fixou o dia 8 de setembro para sua celebração.

O documento mais antigo que a comemora vem do sexto século. São Romano, o grande lirista eclesiástico da Igreja Grega, compôs para ela um hino que é um esboço poético do evangelho apócrifo de São Tiago. Como São Romano, nativo de Emesa na Síria, compôs seus hinos entre 536-556, isso leva a supor que a festa tenha se originado em algum lugar na Síria ou na Palestina no início do século VI quando, após o Concílio de Éfeso,  o culto da Mãe de Deus foi intensificado pela influência dos evangelhos apócrifos.

Como a Natividade de Maria é conhecida apenas através de fontes apócrifas, a Igreja Latina demorou em aceitar essa festa oriental.

Entretanto, a igreja de Angers, na França, afirma que São Maurílio instituiu esta festa naquela cidade pelo ano 430, em conseqüência de uma revelação.

Ela se deu, segundo consta, na noite de 8 de setembro daquele ano, na qual um homem ouviu os anjos cantando no céu. Ao perguntar a razão daquele júbilo, responderam eles que se regozijavam porque a Virgem nasceu naquela noite.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados