Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

15 máximas sobre a Pureza, ensinadas no Evangelho, por Santos e Doutores da Igreja

Por Barcelos de Aguiar

3 minhá 5 anos — Atualizado em: 2/9/2020, 12:16:00 AM


A Sociedade Irlandesa por uma Civilização Cristã, através de seu site oficial, divulga o pensamento de Santos e Doutores da Igreja sobre a Pureza. E também, dos Evangelhos.

Recentemente, transcrevemos do Site canadense pró família (LifeSiteNews): “Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil (que recomenda a abstinência sexual dos jovens) respondeu à crescente taxa de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência, promovendo a abstinência sexual entre adolescentes”. https://ipco.org.br/a-hora-da-cnbb-pregar-a-moral-catolica-abstinencia-sexual-e-formacao-da-juventude/

Escreve nossa co-irmã, Irish Society: “A seguinte coleção de citações – muitas das quais são de autoria de Doutores da Igreja – lhe fornecerá o apoio e o encorajamento que você precisa para manter seu terreno conquistado e lutar pela pureza.

  1. “Bem aventurados são os puros de coração, pois eles verão Deus.”

– Mateus 5:8

  1. “A Santa Pureza, a rainha das virtudes, a virtude angelical, é uma joia tão preciosa que aqueles que a possuem se tornam como os anjos de Deus no céu, mesmo vestidos em carne mortal.”

– São João Bosco

  1. “Devemos ser puros. Não falo apenas da pureza dos sentidos. Devemos observar grande pureza em nossa vontade, em nossas intenções, em todas as nossas ações.”

– São Pedro Julian Eymard

  1. “Aqueles cujos corações são puros são os templos do Espírito Santo.”

– Santa Lúcia

  1. “Devemos praticar modéstia, não só em nossa aparência, mas também em todo o nosso deportação, e particularmente em nosso vestido, nossa caminhada, nossa conversa e todas as ações semelhantes.”

– São Afonso Liguori

  1. “No reino dos pensamentos malignos nenhum induz a pecado tanto quanto pensamentos que dizem respeito ao prazer da carne.”

– São Tomás de Aquinas

  1. “Em tentações contra a castidade, os mestres espirituais nos aconselham, não tanto a enfrentar o pensamento ruim, como entreter a mente em algum objeto espiritual, ou, pelo menos, indiferente. É útil combater outros pensamentos ruins de frente, mas não os pensamentos de impureza.”

– São Afonso Liguori

  1. “Luxúria se tornou hábito, e o hábito não resistido tornou-se necessidade.”

– Santo Agostinho

  1. “Mais almas vão para o inferno por causa dos pecados da carne do que por qualquer outra razão.”

– Nossa Senhora de Fátima, 1917

  1. “Conversa imunda nos faz sentir confortáveis com ação imunda. Mas quem sabe controlar a língua está preparado para resistir aos ataques de luxúria.

– São Clemente de Alexandria

  1. “O homem da fala impura é uma pessoa cujos lábios são apenas uma abertura e um tubo de suprimento que o inferno usa para vomitar suas impurezas sobre a terra.”

– São João Vianney

  1. “Ou devemos falar como nos vestimos, ou nos vestir como falamos. Por que professamos uma coisa e mostramos outra? A língua fala de castidade, mas todo o corpo revela impureza.

– São Jerônimo

  1. “Uma alma pura é como uma bela pérola. Enquanto estiver escondido na concha, no fundo do mar, ninguém pensa em admirar. Mas se você a trouxer para o sol, esta pérola vai brilhar e atrair todos os olhos. Assim, a alma pura, que está escondida dos olhos do mundo, um dia brilhará diante dos Anjos o sol da eternidade.

– São João Vianney

  1. “A alma pura é uma bela rosa, e as Três Pessoas Divinas descem do Céu para inalar sua fragrância.”

– São João Vianney

  1. “A castidade é o lírio das virtudes, e torna os homens quase iguais aos Anjos. Tudo é bonito de acordo com sua pureza. Agora a pureza do homem é a castidade, que é chamada de honestidade, e a observância dela, honra e também integridade; e seu contrário é chamado de corrupção; em suma, tem essa excelência peculiar acima das outras virtudes, que preserva tanto a alma quanto o corpo justo e sem mancha.”

– São Francisco de Sales

  • * * *
  • Contamos, no próximo Post, concluir a publicação das frases dos Santos e Doutores em defesa e honra da Castidade.
  • Aguardemos as iniciativas de nossos Bispos e da CNBB na pregação da Castidade, da observância da Moral Católica ensinada pelo Magistério Tradicional da Santa Igreja.
  • Fonte: https://ipco.org.br/a-hora-da-cnbb-pregar-a-moral-catolica-abstinencia-sexual-e-formacao-da-juventude/

Detalhes do artigo

Autor

Barcelos de Aguiar

Barcelos de Aguiar

332 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados