Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

15 máximas sobre a Pureza, ensinadas no Evangelho, por Santos e Doutores da Igreja


A Sociedade Irlandesa por uma Civilização Cristã, através de seu site oficial, divulga o pensamento de Santos e Doutores da Igreja sobre a Pureza. E também, dos Evangelhos.

Recentemente, transcrevemos do Site canadense pró família (LifeSiteNews): “Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil (que recomenda a abstinência sexual dos jovens) respondeu à crescente taxa de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência, promovendo a abstinência sexual entre adolescentes”. https://ipco.org.br/a-hora-da-cnbb-pregar-a-moral-catolica-abstinencia-sexual-e-formacao-da-juventude/

Escreve nossa co-irmã, Irish Society: “A seguinte coleção de citações – muitas das quais são de autoria de Doutores da Igreja – lhe fornecerá o apoio e o encorajamento que você precisa para manter seu terreno conquistado e lutar pela pureza.

  1. “Bem aventurados são os puros de coração, pois eles verão Deus.”

– Mateus 5:8

  1. “A Santa Pureza, a rainha das virtudes, a virtude angelical, é uma joia tão preciosa que aqueles que a possuem se tornam como os anjos de Deus no céu, mesmo vestidos em carne mortal.”

– São João Bosco

  1. “Devemos ser puros. Não falo apenas da pureza dos sentidos. Devemos observar grande pureza em nossa vontade, em nossas intenções, em todas as nossas ações.”

– São Pedro Julian Eymard

  1. “Aqueles cujos corações são puros são os templos do Espírito Santo.”

– Santa Lúcia

  1. “Devemos praticar modéstia, não só em nossa aparência, mas também em todo o nosso deportação, e particularmente em nosso vestido, nossa caminhada, nossa conversa e todas as ações semelhantes.”

– São Afonso Liguori

  1. “No reino dos pensamentos malignos nenhum induz a pecado tanto quanto pensamentos que dizem respeito ao prazer da carne.”

– São Tomás de Aquinas

  1. “Em tentações contra a castidade, os mestres espirituais nos aconselham, não tanto a enfrentar o pensamento ruim, como entreter a mente em algum objeto espiritual, ou, pelo menos, indiferente. É útil combater outros pensamentos ruins de frente, mas não os pensamentos de impureza.”

– São Afonso Liguori

  1. “Luxúria se tornou hábito, e o hábito não resistido tornou-se necessidade.”

– Santo Agostinho

  1. “Mais almas vão para o inferno por causa dos pecados da carne do que por qualquer outra razão.”

– Nossa Senhora de Fátima, 1917

  1. “Conversa imunda nos faz sentir confortáveis com ação imunda. Mas quem sabe controlar a língua está preparado para resistir aos ataques de luxúria.

– São Clemente de Alexandria

  1. “O homem da fala impura é uma pessoa cujos lábios são apenas uma abertura e um tubo de suprimento que o inferno usa para vomitar suas impurezas sobre a terra.”

– São João Vianney

  1. “Ou devemos falar como nos vestimos, ou nos vestir como falamos. Por que professamos uma coisa e mostramos outra? A língua fala de castidade, mas todo o corpo revela impureza.

– São Jerônimo

  1. “Uma alma pura é como uma bela pérola. Enquanto estiver escondido na concha, no fundo do mar, ninguém pensa em admirar. Mas se você a trouxer para o sol, esta pérola vai brilhar e atrair todos os olhos. Assim, a alma pura, que está escondida dos olhos do mundo, um dia brilhará diante dos Anjos o sol da eternidade.

– São João Vianney

  1. “A alma pura é uma bela rosa, e as Três Pessoas Divinas descem do Céu para inalar sua fragrância.”

– São João Vianney

  1. “A castidade é o lírio das virtudes, e torna os homens quase iguais aos Anjos. Tudo é bonito de acordo com sua pureza. Agora a pureza do homem é a castidade, que é chamada de honestidade, e a observância dela, honra e também integridade; e seu contrário é chamado de corrupção; em suma, tem essa excelência peculiar acima das outras virtudes, que preserva tanto a alma quanto o corpo justo e sem mancha.”

– São Francisco de Sales

  • * * *
  • Contamos, no próximo Post, concluir a publicação das frases dos Santos e Doutores em defesa e honra da Castidade.
  • Aguardemos as iniciativas de nossos Bispos e da CNBB na pregação da Castidade, da observância da Moral Católica ensinada pelo Magistério Tradicional da Santa Igreja.
  • Fonte: https://ipco.org.br/a-hora-da-cnbb-pregar-a-moral-catolica-abstinencia-sexual-e-formacao-da-juventude/

Detalhes do artigo

Autor

Barcelos de Aguiar

Barcelos de Aguiar

330 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados