Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

20/11 – Santo Edmundo Rei, Martir


Segundo os historiadores, o rei Offa, que governava a Inglaterra, desejando terminar seus dias na piedade e penitência, passou sua coroa a seu filho, que viveu só cinco meses. Então Edmundo, que tinha apenas 15 anos, e que era descendente dos antigos reis anglo-saxões, foi coroado na noite de Natal do ano de 885.

Segundo alguns historiadores, as qualidades morais de Edmundo, tornaram-no modelo dos bons reis. Tinha grande aversão aos lisonjeiros, e toda sua ambição era a de conservar a paz, e assegurar a felicidade de seus súditos, principalmente os pobres, viúvas e órfãos. Enfim, dos mais fracos e necessitados de proteção. Isso tudo tinha como fundamento sua profunda piedade e fervor no serviço de Deus. A exemplo dos monges e de outras pessoas religiosas da época, aprendeu o Saltério de cor, e o rezava todos os dias.

No décimo quinto ano de seu reinado, desembarcaram na Inglaterra os príncipes dinamarqueses, Hinguar e Hubla, que eram verdadeiros piratas.

A princípio Edmundo manteve-se sereno, confiando num tratado que tinha feito com os bárbaros logo que vieram ao seu país. Quando viu que eles não respeitavam o tratado, convocou seu exército. Mas aqueles infiéis receberam reforços. De modo que Edmundo, vendo-se impotente para enfrentá-los, resolveu retirar-se para o castelo de Framlingham.

Os bárbaros fizeram-lhe várias ofertas, que Edmundo rejeitou por serem contrárias à religião e à justiça que devia a seus súditos, preferindo expor-se à morte que a trair sua consciência.

Quando o Santo fugia, foi surpreendido pelos infiéis, que carregaram-no de pesadas cadeias e o levaram à tenda do seu general. Fizeram-lhe novas propostas, mas Edmundo respondeu com firmeza que a religião lhe era mais cara que a vida, e que nunca consentiria em ofender a Deus. Foi então açoitado cruelmente. O santo sofreu todos os maus tratos com paciência invencível, invocando o sagrado nome de Jesus.

Por fim, foi condenado a ser decapitado, recebendo a palma do martírio a 20 de novembro de 870. Os ingleses o consideram mártir, e dedicaram-lhe numerosas igrejas. Também o Martirológio Romano lhe dá o título de mártir.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados