Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

29/09 – Gloriosos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

São Miguel, o defensor da Igreja, celebrado na 'Dedicação de São Miguel Arcanjo.'

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 2 anos — Atualizado em: 9/29/2024, 8:01:01 AM


29/09 – Gloriosos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Índice

  1. São Miguel

     A Sagrada Escritura só nos dá o nome de três anjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Dos outros conhecemos muitas de suas atuações e experimentamos o seu benéfico influxo, mas desconhecemos os seus nomes. Os que aparecem em revelações particulares, não dão garantia de autenticidade, porque a Igreja não os ratifica.

Algo mais que se diz a respeito dos anjos, vem-nos por revelações particulares, e estas só nos dão garantia de autenticidade quando aprovadas pela Santa Madre Igreja.

São Miguel

         São Miguel: Príncipe das Milícias Celestes e defensor da Igreja.

A festa de hoje, com o nome de “Dedicação de São Miguel Arcanjo”, era a mais antiga das festas consagradas ao Príncipe da Milícia celeste. Ele é o Anjo do Povo de Deus, o seu Defensor no tempo de angústia como diz o Profeta Daniel (10, 12-21): “Naquele tempo surgirá Miguel, o grande príncipe, constituído defensor dos filhos do seu povo, e será tempo de angústia qual jamais houve”.

Ele é chamado a defendê-lo contra seus inimigos internos e externos. O papa Leão XIII, depois de uma visão, mandou rezar no fim da missa uma oração a São Miguel Arcanjo, para nos proteger no combate contra “Satanás e os outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perder as almas”. Por isso, no Novo Testamento São Miguel é o protetor da Santa Igreja.

São Gabriel

         São Gabriel é o anjo da Encarnação. Foi ele que anunciou a Daniel que, daí a 70 semanas, havia de nascer o Messias (Dan 9, 20-27). Apareceu também a Zacarias, comunicando-lhe que sua esposa, apesar da velhice, daria à luz ao Precursor (Lc 1, 11-22). Foi ele que, aparecendo à Santíssima Virgem, pediu-lhe o consentimento para ser Mãe do Messias.

         Ele mesmo disse a Zacarias: “Eu sou Gabriel: assisto diante do trono de Deus, e fui enviado para anunciar-te esta boa nova”, do nascimento do Precursor.

São Rafael

         São Rafael é o anjo benfazejo que acompanha o jovem Tobias na sua viagem de Nínive até a Média, defendendo-o dos perigos, e patrocina o seu casamento com Sara. É ele também quem cura o velho Tobias da cegueira. Disse-lhe ele: “Quando oravas com lágrimas e sepultavas os mortos, era eu quem apresentava ao Senhor as tuas preces. Agora o Senhor Deus mandou-me para te curar. Sou o Anjo Rafael, um dos sete Anjos que assistimos diante do Senhor” (Tob 12-15).         

Honrando os Anjos, exaltemos o poder de Deus, Criador do mundo visível e invisível pois, como diz o Prefácio da Missa de hoje, “resulta em glória para Vós a honra que prestamos a eles como criaturas dignas de Vós; e na sua inefável beleza, Vós mostrais como sois grande e digno de ser amado sobre todas as coisas”.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados