Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Abandonam a direita para se inclinar à esquerda


        Dom Cláudio Hummes, falando sobre as polêmicas entre o Sínodo da Amazônia e o governo, disse: “Foi na campanha eleitoral que começou tudo isso. O governo, que se diz de direita, considera a Igreja de esquerda. Mas a Igreja não é partido político. Não é de esquerda. Não aceita essa qualificação, essa etiqueta. A Igreja é para todos” .(1)

        Sem dúvida, a Igreja não é de esquerda, mas D. Cláudio Hummes se alinha, mais uma vez, à esquerda, participando de evento contra o governo Bolsonaro, no TUCA, ao lado de políticos de esquerda.

        A Igreja não se encontra nem à direita, nem à esquerda?

       No verão de 1938 (portanto, no auge das falsas direitas nazistas, fascistas), esteve no Brasil o célebre Padre dominicano Réginald Garrigou-Lagrange, para participar na Primeira Semana de Estudos Tomistas, que teve lugar no Rio, sob a presidência do Núncio D. Bento Aloisi Masella.

        O Padre Garrigou-Lagrange viajou depois a São Paulo, onde visitou a equipe do Legionário (foto ao lado) onde comentou a frase: “A Igreja não se encontra nem à direita, nem à esquerda”. Disse o ilustre teólogo:

       “Pessoalmente, sou um homem de direita, e não vejo porque o haveria de esconder. Creio que muitos daqueles que se servem da fórmula citada (A Igreja não se encontra nem à direita, nem à esquerda), fazem uso dela porque abandonam a direita para se inclinar à esquerda, e querendo evitar um excesso, caem no excesso contrário como aconteceu em França nos últimos anos (governo Léon Blum).

       Creio, também, que é preciso não confundir a verdadeira direita com as falsas direitas, que defendem uma ordem falsa (nazismo, fascismo) e não a verdadeira . Mas a direita verdadeira, que defende a Ordem fundada sobre a Justiça, parece ser um reflexo do que a Escritura chama a direita de Deus, quando diz que Cristo está sentado à direita do seu Pai e que os eleitos estarão à direita do Altíssimo“. https://pliniocorreadeoliveira.info/Cruzado0305.htm#.XaZ0cuhKguU

(1) https://fratresinunum.com/2019/09/04/cai-a-mascara-do-isentismo-dom-claudio-hummes-em-evento-contra-o-governo-bolsonaro/)

 

 

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados