Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Abandonam a direita para se inclinar à esquerda

Por Nuno Alvares

2 minhá 5 anos — Atualizado em: 10/16/2019, 5:22:39 AM


        Dom Cláudio Hummes, falando sobre as polêmicas entre o Sínodo da Amazônia e o governo, disse: “Foi na campanha eleitoral que começou tudo isso. O governo, que se diz de direita, considera a Igreja de esquerda. Mas a Igreja não é partido político. Não é de esquerda. Não aceita essa qualificação, essa etiqueta. A Igreja é para todos” .(1)

        Sem dúvida, a Igreja não é de esquerda, mas D. Cláudio Hummes se alinha, mais uma vez, à esquerda, participando de evento contra o governo Bolsonaro, no TUCA, ao lado de políticos de esquerda.

        A Igreja não se encontra nem à direita, nem à esquerda?

       No verão de 1938 (portanto, no auge das falsas direitas nazistas, fascistas), esteve no Brasil o célebre Padre dominicano Réginald Garrigou-Lagrange, para participar na Primeira Semana de Estudos Tomistas, que teve lugar no Rio, sob a presidência do Núncio D. Bento Aloisi Masella.

        O Padre Garrigou-Lagrange viajou depois a São Paulo, onde visitou a equipe do Legionário (foto ao lado) onde comentou a frase: “A Igreja não se encontra nem à direita, nem à esquerda”. Disse o ilustre teólogo:

       “Pessoalmente, sou um homem de direita, e não vejo porque o haveria de esconder. Creio que muitos daqueles que se servem da fórmula citada (A Igreja não se encontra nem à direita, nem à esquerda), fazem uso dela porque abandonam a direita para se inclinar à esquerda, e querendo evitar um excesso, caem no excesso contrário como aconteceu em França nos últimos anos (governo Léon Blum).

       Creio, também, que é preciso não confundir a verdadeira direita com as falsas direitas, que defendem uma ordem falsa (nazismo, fascismo) e não a verdadeira . Mas a direita verdadeira, que defende a Ordem fundada sobre a Justiça, parece ser um reflexo do que a Escritura chama a direita de Deus, quando diz que Cristo está sentado à direita do seu Pai e que os eleitos estarão à direita do Altíssimo“. https://pliniocorreadeoliveira.info/Cruzado0305.htm#.XaZ0cuhKguU

(1) https://fratresinunum.com/2019/09/04/cai-a-mascara-do-isentismo-dom-claudio-hummes-em-evento-contra-o-governo-bolsonaro/)

 

 

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados