Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Convite à Reflexão: A Conversa é Um Meio Para O Convívio De Almas

Por que razão representava um requinte da civilização, antes da Revolução Francesa, o fato da conversa ser reputada o maior dos prazeres?

Por Machado Costa

2 minhá 2 anos — Atualizado em: 5/22/2023, 8:15:01 AM


Convite à Reflexão: A Conversa é Um Meio Para O Convívio De Almas

O smartphone estimula as conversas? Ou antes é um refúgio para inibir nas crianças a conversação?

Como era arte da conversa antes de aparecerem a TV e o celular? A conversa exige pensamento, exige dedicação; na TV passamos para a fase de consumidores de novidades, nos alimentamos das sensações. Éramos atores, agora somos expectadores.

* * *

A arte de conversar

A conversa é um meio para a maior fusão, para o intercâmbio recíproco das almas, na sociedade humana.

Comenta o Prof. Plinio: “Por que razão representava um requinte da civilização, antes da Revolução Francesa, o fato da conversa ser reputada o maior dos prazeres? É o afinamento do homem pelo qual ele é capaz de compreender e fruir o maior prazer que a vida dá e que é o comércio humano, o contato com pessoas e o conhecimento com pessoas.”

A Conversa deve tender aos fatos de caráter geral

E esse conhecimento se dá de modo particularmente na conversa. Interessante também é que a conversa não deveria tratar de assuntos pessoais, isto é, da vidinha de quem estava conversando, mas deveria visar problemas de caráter geral, e quando se dessem fatos concretos, deveriam ser relacionados com algo geral.

Mas por que? Porque as pessoas se encontram verdadeiramente falando pouco do que lhes é estritamente individual e muito do que é geral e de Deus. Aliás há uma espécie de maior efusão recíproca das almas e Deus está presente de algum modo. É como num banquete espiritual, comem juntos o mesmo alimento.

Aqui se aplicam as palavras do Evangelho: quando dois ou mais estiverem reunidos em Meu Nome Eu estarei no meio deles (São Mateus 18:20). Porque, como vimos acima, a conversa deve rumar para um comércio entre as almas no qual se dá preferência ao geral e os assuntos de ordem estritamente individuais tomam uma importância secundária.

“Isto explica porque os séculos que precederam a Revolução Francesa foram tão interessantes e os séculos que vieram depois foram tão pouco interessantes. É que o homem estava fortemente estilado no absoluto, voltado para a procura do absoluto.”

Se, numa conversa, os pormenores individuais, mesquinhos, tomam uma importância enorme a consequência é que os problemas gerais vão baixando, até chegar à pobreza, à vulgaridade tão comum nos dias atuais.

* * *

Assim se educam as pessoas, assim se forma uma civilização.

Detalhes do artigo

Autor

Machado Costa

Machado Costa

56 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados