Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Convite à reflexão: agradar a Deus antes que aos homens

Por Machado Costa

3 minhá 2 anos — Atualizado em: 3/9/2023, 6:47:02 AM


Continuamos a publicação do Capítulo V — A confirmação pelo Novo Testamento — do livro Em Defesa da Ação Católica no qual, procura o Prof. Plinio, alertar os católicos contra os erros e táticas de apostolado difundidos em ambientes religiosos daquele tempo.

Santo Ambrósio, bispo de Milão

Às vezes o sacrifício que o apóstolo faz ao imolar sua reputação, fecunda maravilhosamente seu apostolado:

“Semeia-se o corpo corruptível, ressuscitará incorruptível. Semeia-se na ignomínia, ressuscitará glorioso; semeia-se inerte, ressuscitará robusto” (1 Cor. 15, 42-43).

Certos ardis para agradar “tout le monde et son père” chegam por vezes, até, a requintes censuráveis:

“Porque a nossa exortação não procedeu do erro, nem de malícia, nem de fraude, mas, como fomos aprovados por Deus, para que nos fosse confiado o Evangelho, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que sonda os nossos corações. Porque a nossa linguagem nunca foi de adulação, como sabeis, nem um pretexto de avareza; Deus é testemunha” (1 Tes. 2, 3-5).

Vejamos, pois, como falavam os Apóstolos, e com que vigor sabiam dizer contra os ímpios:

“Guardai-vos desses cães, guardai-vos desses maus operários, guardai-vos desses mutilados” (Fil. 3, 2) – (Mutilados: os que pregavam a circuncisão).

Procedem como inimigos de Cristo

Se a algum sibarita contemporâneo, disséssemos estas palavras, como nos acusariam de exagerados:

“Porque muitos, de quem muitas vezes vos falei e também agora falo com lágrimas, procedem como inimigos da cruz de Cristo; o fim deles é a perdição; o Deus deles é o ventre; e fazem consistir a sua glória na sua própria confusão, gostando somente das coisas terrenas. Nós, porém, somos cidadãos dos céus, donde também esperamos o Salvador Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de miséria, fazendo-o semelhante ao seu corpo glorioso, com aquele poder com que pode também sujeitar a si todas as coisas” (Fil. 3, 18-21).

E se disséssemos dos hereges estas palavras, quantos os críticos que contra nós se voltariam:

“Se alguém ensina de modo diferente, e não abraça as sãs palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, e aquela doutrina que é conforme à piedade, é soberbo, que nada sabe, um espírito doente, que se ocupa de questões e contendas de palavras, donde se originam invejas, contendas, maledicência, más suspeitas, altercações de homens com o espírito pervertido, que estão privados da verdade, e pensam que a piedade é uma fonte de lucro” (1 Tim. 6, 3-5).

As alusões individuais são sempre consideradas censuráveis por certas pessoas. S. Paulo não generalizou tanto:

“Conserve a forma das sãs palavras que ouviste de mim, na fé e no amor em Jesus Cristo. Guarda o bom depósito por meio do Espírito Santo, que habita em nós. Tu sabes isto, que se apartaram de mim todos os que estão na Ásia, entre os quais estão Figelo e Hermogenes” (2 Tim. 1, 13-15).

Conversas profanas e vãs

“Evita as conversas profanas e vãs, porque contribuem muito para a impiedade; e a sua palavra lavra como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto, que se extraviaram da verdade, dizendo que já se deu a ressurreição, e perverteram a fé de alguns” (2 Tim. 2, 16-18).

“Alexandre, o latoeiro, fez-me muitos males; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras. Tu também guarda-te dele, porque opõe uma forte resistência às nossas palavras” (2 Tim. 4, 14-15).

E o Apóstolo se gloriava, até, de sua santa rudeza:

“Mas, para que não pareça que vos quero aterrar por cartas; porque as cartas, dizem alguns, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível. O que diz assim saiba que quais somos nas palavras por carta, estando ausentes, tais (seremos) também de fato, estando presentes” (2 Cor. 10, 9-11).”

***

Verdades fortes, verdades necessárias nessa época de um falso ecumenismo que procura esconder a Verdade e procurar apenas pontos de afinidade … nem sempre tão afins.

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/ED_0501confirmacaonovotestamento.htm

Detalhes do artigo

Autor

Machado Costa

Machado Costa

56 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados