Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Convite à reflexão: Pio IX combateu os males de seu tempo

Por Machado Costa

2 minhá 2 anos — Atualizado em: 2/7/2023, 7:38:10 AM


O grande Pio IX combateu e condenou o socialismo e o liberalismo religioso. Enfrentou os males de sua época.

A História do pontificado do grande Pio IX mereceria ser estudada a fundo pelos católicos. Ela contém ensinamentos para nossa época muito mais oportunos e mais profundos do que geralmente se pensa.

Dois grandes dogmas combativos

“Em nosso último artigo procuramos mostrar o êxito da energia apostólica do grande Pontífice.

“Quer pela definição do dogma da Imaculada Conceição, feito por meio da bula “Inefabilis” em 1854, quer pela convocação do Concílio do Vaticano e a definição do dogma da infalibilidade papal em 1869, o grande Papa enfrentou aguerrida e resolutamente o naturalismo e o racionalismo do século. 

A despeito da opinião em contrário, de leigos eminentes e até de Prelados, Pio IX julgou que a época era ainda menos propícia do que outra qualquer para uma atitude de impassibilidade sorridente, cujo efeito necessário seria o encorajamento dos maus e o entibiamento dos bons. Com isto, Pio IX, calcando aos pés qualquer falso sentimentalismo, enfrentou decididamente a impiedadeSua energia combativa venceu. Depois da definição do dogma da infalibilidade pontifícia pelo Concílio do Vaticano, a onda do racionalismo naturalista tem decrescido incessantemente, e, se bem que ela ainda conserve formas disfarçadas dignas da maior cautela dos católicos, é certo que ela perdeu aquela agressividade truculenta e blasfema com que se pavoneava nas altas rodas literárias, políticas e sociais da Europa do século XIX.

“Erraria quem pensasse que, agindo assim, Pio IX empregou uma estratégia de cunho exclusivamente pessoal. O que o grande Pontífice fez não foi senão a aplicação, ao seu século, dos tradicionais processos de apostolado da Santa Igreja. A estratégia de Pio IX foi a de todos os Pontífices que se viram em situação análoga à sua e que venceram as grandes crises que assediaram a Santa Igreja no passado.

“E não seria difícil mostrar, que foi idêntica a linha de conduta observada pelos Pontífices que depois de Pio IX se tem sucedido no trono de São Pedro. É a admirável continuidade pontifícia que atesta, de modo flagrante, a assistência indefectível do Espírito Santo aos Papas, através dos séculos. Todos os capítulos da História da Igreja, em todos os séculos, atestam esta admirável continuidade, e proporcionam aos fiéis ensinamentos de inestimável valorÉ o que o estudo do Pontificado de Pio IX demonstra, e o que queremos fazer ainda neste artigo encarando a ação do seu grande sucessor, o imortal Leão XIII.”

***

Que o imortal Pontífice que soube combater o liberalismo religioso, o socialismo e o comunismo vele pela Santa Igreja e a liberte das garras do progressismo e da Teologia da Libertação.

Que ele apresse a vitória da Santa Igreja sobre os seus inimigos no século XXI.

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG%20381218_AestrategiaapostolicadeLeaoXIII.htm#.Y-GmIHbMJPY

Detalhes do artigo

Autor

Machado Costa

Machado Costa

56 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!