Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Desencorajando a ascensão dos heróis

Por John Horvat II

1 minhá 10 anos — Atualizado em: 9/1/2017, 9:24:30 PM


revolução do sofáVivemos numa época de autointeresse, onde cada pessoa cuida do seu próprio prazer e satisfação. É a nossa cultura que glorifica o conforto, a segurança e a saúde. Também exala um otimismo despreocupado, dando-nos a equivocada impressão que podemos, de alguma forma, ter uma perfeita felicidade material neste vale de lágrimas. Nesse clima, o herói parece repreender a sociedade, ao envolver-se em aventuras perigosas – que a maioria dos indivíduos “sensatos” evita.

De fato, a modernidade faz o bastante para desencorajar que tais heróis obtenham influência. Robert Nisbet escreve: “Os ácidos da modernidade, que incluem o igualitarismo, o ceticismo e o ridículo institucionalizado nas artes populares, engoliram a base sobre a qual o heroísmo floresceu”.

No entanto, outro fator que colabora com o declínio dos heróis é o que ele chama de “reorganização da tecnologia do mundo, que trouxe consigo um certo desencanto embutido” (Robert Nisbet, Twilight of Authority, Indianápolis, Liberty Fund, 2000, p. 98) ¹.

Isso significa que deve haver um grau de encantamento e admiração pelos heróis – e pelas realizações a florescer. Quando a tecnologia domina uma cultura, o foco de fascinação volta-se para ela mesma; acarretando um distanciamento das façanhas dos homens.

___________

¹ Título do livro: “O Crepúsculo da Autoridade”, em tradução livre.

(Tradução Fábio Ramos)

Fonte: http://www.returntoorder.org/2014/03/discouraging-the-rise-of-heroes/

Detalhes do artigo

Autor

John Horvat II

John Horvat II

37 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados