Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Dogma proclamado no dia 8 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX

A Imaculada Conceição concede uma visão metafísica do Universo, ordenando e explicando todas as coisas como um holofote divino.


Dogma proclamado no dia 8 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX

Recorte do Afresco, no Vaticano, representando Pio IX no momento da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição

Em tese, uma pessoa poderia ser concebida sem pecado original e não ter toda a santidade que Nossa Senhora teve. Mas essa exceção única foi-Lhe concedida dentro do mundo de pecadores em vista da santidade que Ela teria, e para que pudesse chegar à santidade perfeita. Não é só santidade, é a excelência em todos os aspectos do conjunto da pessoa. Isto estava para a Imaculada Conceição como o aroma está para a flor. 

Com a Imaculada Conceição nossas almas sentem alegria, rememorando que houve na Terra alguém assim. As pessoas sentem-se como se estivessem desmaiadas, prostradas no chão, depois se sentam, levantam-se e se ajoelham para venerar a Imaculada, dizendo: “Tínhamos necessidade de que tivesse havido pelo menos uma pessoa assim, para que todas as coisas boas, santas, grandes, de que são hábeis as coisas dessa Terra, tivessem o próprio élan e justificassem sua marcha ascensional”. 

Todas as caminhadas ascensionais tomam força, todas as coisas nobres, belas e grandes tomam alento, se explicam e começam a andar pelo fato de ter havido uma pessoa como Ela. A partir disto, sentem uma forma especial de alegria e um desejo de ir para o Céu.

Afresco, no Vaticano, representando Pio IX no momento da proclamação do Dogma da Imaculada ConceiçãoAfresco, no Vaticano, representando Pio IX no momento da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição

O dogma da Imaculada ordena as pessoas, concede uma meta-concepção do Universo, ao saber que Ela foi concebida sem pecado original. O céu com todas suas estrelas nasceu para mim a partir do momento que me falaram da Imaculada Conceição. É como um holofote para eu ver e explicar todas as coisas. 

Imagine que Deus, por sua ordenação, não permitisse o pecado original. Seriam possíveis outros mundos, outros universos. Assim como se diz que na noite de Natal toda a natureza reverdejou, poder-se-ia dizer que isso ocorreu também quando Nossa Senhora foi concebida. Deus depositou n’Ela todas as quintessências. Acho altíssimo esse tema. Mais alto ainda seria falar de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

____________ 

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 12 de maio de 1982. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo, Nº 876, Dezembro/2023.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados