Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A caravana do IPCO começou

Elegância e destreza vencendo a força e a matéria


Um nobre polonês, o Conde S. K. Potocki (1752-1821) participava de uma caçada em terras do Rei de Nápoles, quando lhe mostraram um cavalo tido por indomável. O Conde tirou incontinenti o casaco, e montou o animal bravio, que se deixou subjugar por ele. David, o grande pintor francês, representou a cena no momento em que Potocki dava por consumada sua vitória.

O cavalo, dotado de uma musculatura admirável e cheio de uma estupenda vitalidade, parece espumar ainda sob o jugo do cavaleiro. Este, dando embora impressão de quase franzino em relação à montaria, se mantém sereno, elegante, inteiramente senhor de si e do animal, e saúda os que aplaudem seu triunfo.

Símbolo admirável da vitória do espírito sobre a matéria, do homem sobre o bruto.

 

* * *

 

Que belo tema de meditação para os homens de uma época como a nossa, que tão freqüentemente se deixam dominar, já não pelo animal, mas por algo que na ordem dos seres lhe é muitíssimo inferior, isto é, pela máquina.

http://www.pliniocorreadeoliveira.info/ACC_1960_117_Elegancia_e_destreza.htm#.WhDCb0qnHIU

http://catolicismo.com.br/Acervo/Num/0117/P06-07.html

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

550 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados