Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

“Lembra-te de teu fim” — O fim é o começo

O Dia de Finados é quando a Igreja lembra especialmente as almas no Purgatório, e é recomendada a meditação sobre os Novíssimos.


“Lembra-te de teu fim” — O fim é o começo

Na catedral (la vieja) de Salamanca, sepulcro medieval (séc. XIII) do deão de Ávila e cônego de Salamanca Dom Alfonso Vidal (+1288). [Foto PRC]

Logo após a Santa Igreja Católica comemorar a festa de Todos os Santos, no dia 1º de novembro, ou seja, a Igreja Triunfante (todos os bem-aventurados que estão no Céu), celebramos o Dia de Finados, a Igreja Padecente — todas as almas que estão no Purgatório, sofrendo, mas com a esperança da chegada do grandioso dia de, purificadas, entrarem na glória eterna.

Dias muito apropriados para meditarmos nos Novíssimos — as coisas que sucederão aos homens no final de suas vidas (Morte, Juízo Particular, Purgatório, Céu ou Inferno), como aconselha as Sagradas Escrituras:

Em tudo o que fizeres, lembra-te de teu fim, e jamais pecarás.
Ecl. 7, 40

Como auxílio para a recomendada meditação, seguem alguns pensamentos:

Na basílica de Saint-Denis (catedral real e mausoléu dos reis franceses), uma das várias alas com sepulturas de reis e rainhas da França. [Foto PRC]Na basílica de Saint-Denis (catedral real e mausoléu dos reis franceses), uma das várias alas com sepulturas de reis e rainhas da França. [Foto PRC]

 “Cuida de teu corpo como se fosses viver para sempre. Cuida de tua alma como se fosses morrer amanhã.”

(Santo Agostinho)

* * *

 “Se na hora da morte tivermos Maria a nosso favor, o que poderemos temer?”

(Santo Afonso M. de Ligório)

* * *

 “Lembra-te que ao abandonares esta Terra, não poderás levar contigo nada do que tens recebido, somente o que tens dado: um coração enriquecido pelo serviço honesto, o amor, o sacrifício e o valor.”

(São Francisco de Assis)

* * *

 “Se soubesses com que rapidez as pessoas se esquecerão de ti após a tua morte, não procurarias em vida agradar a ninguém senão a Deus.”

(São Joao Crisóstomo)

* * *

“Eu digo que o túmulo que sobre os mortos se fecha, abre o firmamento. E o que acreditamos aqui embaixo ser o fim, é o começo.”        

(Victor Hugo)

* * *

 “Homo? Humus. Fama? Fumus. Finis? Cinis.”

[O homem é barro. A glória é fumaça. O fim é cinza]

(Verso medieval)

Detalhes do artigo

Autor

Paulo Roberto Campos

Paulo Roberto Campos

217 artigos

Jornalista (MTB 83.371/SP), colabora voluntariamente com a Revista "CATOLICISMO" (mensário de Cultura e Atualidades) e com a "ABIM" (Agência Boa Imprensa).

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados