Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

NO PRESÉPIO — a mais elevada nobreza foi aliada da mais elevada humildade

O Menino Jesus teve como berço uma manjedoura, em uma gruta que servia de estábulo aos animais. Depois, viveu em uma habitação simples. Entretanto, nasceu nobre, descendente de Príncipes e Reis da mais alta estirpe, herdeiro do trono do Rei David.


NO PRESÉPIO — a mais elevada nobreza foi aliada da mais elevada humildade

Visita dos Reis Magos ao menino Jesus

Hoje, dia 6 de janeiro, festa da Epifania ou Santos Reis Magos, estamos publicando este artigo sobre o Menino Jesus no presépio, que nos ajuda a formar um quadro da visita dos Reis Magos à Sagrada Família em Belém.

* * *

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 876, Dezembro/2023

Felizmente, muito se fala da Sagrada Família — Jesus, Maria e José —, mas, lamentavelmente, muitos omitem o aspecto fundamental: a altíssima nobreza terrena e o passado aristocrático dessa divina Família. Com efeito, ensina-nos São Bernardino de Siena:

A Bem-aventurada Virgem foi mais nobre do que todas as criaturas que tenham existido na natureza humana, que possam ou tenham podido ser geradas. Pois São Mateus (cap. 1), colocando três vezes catorze gerações, desde Abraão até Jesus Cristo inclusive, mostra que Ela é descendente de catorze Patriarcas, de catorze Reis e de catorze Príncipes”.

A nobreza de alma e a nobreza de coração são aspectos tão evidentes, que na presente matéria concernente ao Natal não insistiremos nelas; vamos nos cingir aos aspectos omitidos, as virtudes e verdades esquecidas.

Na edição anterior reproduzimos um artigo de Plinio Corrêa de Oliveira no qual ele aponta a missão específica de nossa revista, isto é, insistir nos “aspectos menos conhecidos de nossa realidade religiosa ou social”.

Assim, é missão inerente a Catolicismo assestar os holofotes sobre aquilo que é especialmente precioso, mas muito relegado pelas autoridades em nossos dias, pela mídia e até mesmo pelo clero progressista.

Por que não acentuar que os Pais do Menino Jesus são de raça real? Por que não acentuar que Ele é Príncipe Real não só do Céu, mas também da Terra? Por que esta tão injusta e incompreensível sabotagem?

No cumprimento de nossa missão, e esclarecendo essas perguntas, oferecemos aos nossos leitores a matéria principal desta edição como tema de meditação para o Santo Natal que se aproxima.

Os trechos foram publicados neste site. Eles são de autoria de Papas e Santos, foram extraídos da obra Nobreza e Elites Tradicionais Análogas, a última que o Prof. Plinio escreveu, sobre a qual também tratamos na edição anterior a propósito do trigésimo ano de seu lançamento.

Da Redação de Catolicismo

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

255 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!