Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Notícias Breves – 07/01


Destaques


1 – GRUPO DE LIMA: MÉXICO SE ALINHA COM A VENEZUELA
2 – SECRETARIA DA FAMÍLIA QUER FORTALECER OS PAPÉIS DE PAI E MÃE
3 – OS BRASILEIROS CONTINUAM A AFLUIR A APARECIDA
4 – ONDE ESTÁ A SENSIBILIDADE DO VATICANO PELOS CATÓLICOS PERSEGUIDOS?
5 – IRAQUE DECLARA FERIADO O 25 DE DEZEMBRO

Para alternar entre os tópicos, utilize os botões “Anterior” e “Próximo” abaixo:

Grupo de Lima: México se alinha com a Venezuela

Reunião dos representantes do Grupo de Lima; ao centro, o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo Foto: Juan Ponce/El Comercio

Já se conhecia a tendência de esquerda do novo presidente mexicano, Lopez Obrador, inclusive na promoção da maconha a nível nacional.

Recentemente, na reunião de cúpula do Grupo de Lima, o México foi o único participante que tomou o partido de Maduro.

“O Grupo de Lima, criado em 2017 para pressionar pela democratização da Venezuela, é integrado por Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Guiana e Santa Lúcia”.

“O subsecretário para a América Latina do presidente Andrés Manuel López Obrador, Maximiliano Reyes Zúñiga, havia antecipado no Twitter que seu país não romperia relações diplomáticas com a Venezuela: “Autodeterminação dos povos, solução pacífica de controvérsias, não-intervenção, cooperação internacional e respeito, proteção e promoção dos direitos humanos em nossa América Latina e Caribe”, escreveu ele, ao justificar a decisão”.

* * *

Falar em “proteção e promoção dos direitos humanos” como argumento para não pressionar Maduro é quase um escárnio. Como se sabe, nos últimos anos quase 10% da população daquele País foi obrigada a emigrar-se enfrentando as mais duras condições para atingir os países vizinhos. Isso seria promover os direitos humanos?

Isso, sem falar dos presos políticos, execuções e regime de miséria.

Fonte: http://rota2014.blogspot.com/2019/01/grupo-de-lima-pede-que-maduro-nao.html

Secretaria da Família quer fortalecer os papéis de pai e mãe

Gazetadopovo, Renan Barbosa, 2 de janeiro: “a jurista e filósofa Angela Vidal Gandra Martins vai comandar o coração da pasta chefiada pela ministra Damares Alves: a Secretaria da Família, órgão inédito no governo brasileiro.”

Favorecer aquilo que é próprio da natureza humana

A jurista e filósofa Angela Vidal Gandra Martins, secretária da família do Ministério de Direitos Humanos Divulgação/STF

“Vai haver um diálogo, não um embate. Nós estamos falando em desafios, talvez outros valores, fortalecimento de valores humanos. (…) mas fortalecendo de verdade o que entendo como Direitos Humanos: aquilo que é próprio da natureza humana. Essa é a perspectiva: de valores que o cidadão desejou para esse governo, votando nele porque deseja uma projeção desses mesmos valores”.

“O ministério vai projetar os Direitos Humanos, não os anti-humanos e nem os infra-humanos. Nossa perspectiva de fortalecer o ser humano de acordo com a sua própria natureza. Então nesse sentido, vamos acolher o que é próprio da humanidade e atender o que é direito, o que é humano”.

* * *

Tem toda razão a conhecida e culta jurista: as esquerdas foram distorcendo o conceito de direitos humanos. Estes, são aqueles que derivam da própria natureza humana retamente orientada. Senão teríamos que absolver os pedófilos, os estupradores etc.

Assim, o maior dos direitos humanos é o de conhecer e praticar a verdadeira Fé (que é negado na China, na Coreia do Norte, em Cuba). Vem depois o direito à vida, também negado pelos petistas e pelos ativistas pró aborto.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/orgao-inedito-no-brasil-secretaria-da-familia-quer-fortalecer-os-papeis-de-pai-e-mae-5ztg6mu60374aecebvxplwhg6/

Os brasileiros continuam a afluir a Aparecida

Milhares de peregrinos no Santuário Nacional de Aparecida em 2018. Foto: Thiago Leon / Santuário de Aparecida

Acidigital, “Aparecida, 03 Jan. “O ano de 2018 foi o segundo com maior número de peregrinos no Santuário Nacional de Aparecida, tendo sido registrado uma cifra de mais de 12,6 milhões de pessoas, número que fica atrás apenas de 2017, quando foi celebrado o Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil”.

Segundo o Reitor do Santuário, Padre João Batista de Almeida, “este número é muito além do que aquilo que recebíamos até 2016, o que significa que houve um crescimento de pelo menos 500 mil fiéis em relação aos anos anteriores ao tricentenário”.

“Entre essas, cita-se por exemplo a Romaria do Terço dos Homens, em 17 de fevereiro, que foi o maior grupo registrado no último ano, batendo recorde de participantes, com mais de 70 mil homens”(1).

* * *

Para construir o novo Brasil, nada mais indicado do que servir-se da excelente ocasião criada pela Providência em Aparecida e seguir a recomendação do Prof. Plinio: “Eduque-se nos princípios religiosos e católicos este grande povo, e ver-se-á dentro em pouco um Brasil novo florescer, em que, eliminados os defeitos e reconduzidas as qualidades boas a seus verdadeiros limites, a História saudará o aparecimento de uma grande nação”(2).

(1) https://www.acidigital.com/noticias/mais-de-126-milhoes-de-peregrinos-passaram-pelo-santuario-nacional-de-aparecida-em-2018-56763
(2) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG321002_Patriotismo.htm

Onde está a sensibilidade do Vaticano pelos católicos perseguidos?

Jun de 2013 – Menina que fugiu da Síria com os pais para a vila libanesa de Arsal
Foto: AFP

“À medida que os cristãos de todo o mundo celebram a natividade do nosso salvador, nos reunimos em igrejas e ouvimos a história de um Oriente Médio onde a Sagrada Família, como minorias religiosas no Império Romano, testemunhou o nascimento de Cristo, longe de sua cidade natal.”

“Dois mil anos depois, as comunidades cristãs do Oriente Médio – descendentes dos primeiros cristãos – perseveram em sua fé em Cristo. Eles vivem em uma era de violência, inquietação e perseguição. Muitos foram forçados a fugir de suas casas e muito mais de seus países”.

“O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, escreveu recentemente sobre a situação dos cristãos no Oriente Médio, afirmando: “Muitos foram embora. Centenas de milhares foram forçados a deixar suas casas.” Ele advertiu que “em toda a região, as comunidades cristãs que eram a fundação da Igreja universal agora enfrentam a ameaça de extinção iminente.” Lamento dizer que o arcebispo não está exagerando na terrível natureza da situação enfrentada pelas comunidades cristãs em toda a região.

“O Líbano, o último lar seguro para os cristãos no Oriente Médio, recebeu generosamente um grande número de sírios fugindo da guerra civil de seu país. Uma nação de 4 milhões de pessoas está hospedando cerca de 2 milhões de refugiados”.

“No antigo celeiro do norte do Iraque, as planícies de Nínive, as antigas comunidades cristãs e yazidis estão retornando lentamente e reconstruindo suas casas, mas são um esqueleto do que eram antes. A população cristã do Iraque caiu de 1,5 milhão antes de 2003 para menos de 250 mil hoje. Aqueles que permanecem lutam para manter viva sua cultura e herança em um lugar onde suas famílias celebram o Natal desde a época de Cristo”.

“No Egito, a Igreja Copta foi novamente alvo de violência terrorista nos últimos meses. Somente em 2017, 128 cristãos coptas foram mortos por causa de sua fé. Igrejas foram bombardeadas, peregrinos foram alvos e casas cristãs foram vandalizadas. Os ataques à comunidade copta foram horríveis e eles estão tragicamente deixando o Egito em números recordes.

* * *

São dados, são fatos concretos. Por que razão nós, católicos ocidentais, não ouvimos falar dessas perseguições?

E o Vaticano, por que se cala?

Rezemos, pois, pela perseverança desses confessores da Fé.

Fonte: https://thehill.com/opinion/civil-rights/422453-christians-at-risk-of-extinction-in-land-where-christmas-began

Iraque declara feriado o 25 de dezembro

Crianças iraquianas visitam presépio

“O governo iraquiano declarou oficialmente em 25 de dezembro feriado para marcar “o nascimento de Jesus Cristo”.

“A população cristã do país foi dizimada nos últimos anos após o caos em torno da retirada das tropas ocidentais e a ascensão do grupo terrorista do Estado Islâmico. Em 2003, havia cerca de 1,4 milhão de cristãos no Iraque, mas os números caíram para 300.000”.

“O país é agora 95% muçulmano”.

Fonte: https://catholicherald.co.uk/news/2018/12/25/iraq-declares-christmas-day-a-public-holiday/

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados