Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

O que pedir a Nossa Senhora de Lourdes?


O que pedir a Nossa Senhora de Lourdes em Sua festa?

Extratos do “Santo do Dia” de 10 de fevereiro de 1965

“(…) Como Nossa Senhora de Lourdes quis ser conhecida enquanto sumamente benfazeja – mas evidentemente é uma mera sugestão que só se deve atendê-la se se tiver apetência -, sugiro o seguinte: pensar, na véspera de Sua festa, numa grande graça para pedir a Nossa Senhora. 

Devemos ser ousados nas nossas orações.

Devemos pedir coisas arrojadas, não porém insensatas. Graças sensatas e difíceis, devemos pedi-las. E, ao mesmo tempo, pedir a Nossa Senhora com muita insistência. Quem sabe se cada um de nós estuda uma graça espiritual e uma graça temporal para o dia de amanhã. Uma graça que diga respeito à santificação e depois alguma outra coisa que queiramos de temporal, se for para o bem de nossa alma.

Isso leva a se refletir um pouco na vida. Leva-nos a levantar um pouco o panorama de nossa vida espiritual e, por essa forma, a ter uma visão de nós mesmos, de nossas atividades, de nossos rumos, mais precisa, a fazer uma oração grata a Nossa Senhora. De maneira que sugiro que se faça isso.

Eu gostaria de dizer uma outra coisa (eu volto a dizer, é um puro conselho, mas enfim é uma informação interessante): na Igreja do Sagrado Coração de Jesus [na cidade de São Paulo] há uma gruta com uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes que não é uma imagem qualquer, como se encontram, aliás veneráveis, em várias outras igrejas. Mas segundo documento que está naquele santuário, se não me engano, era a imagem que era venerada na gruta de Lourdes antes de estar a imagem atual. E foi, portanto, objeto de veneração lá e constitui um elo mais direto entre Lourdes e nós.

Santa Bernardete Soubirous

Por causa disso, a horas tantas da tarde – os jornais costumam dar indicação na seção religiosa – há uma bênção dos doentes, e há uma ou outra pessoa até que se tem dito curada lá. Não se tem feito investigações, mas até isto há.

Entretanto nunca devemos nos esquecer que as doenças do corpo, no Evangelho, são tratadas como sendo símbolos das doenças da alma. E que assim como alguns sofrem de paralisia do corpo, outros sofrem de paralisia da alma; uns sofrem de cegueira do corpo, outros da alma; surdez, mudez e outras coisas. Se temos defeitos de alma que gostaríamos de corrigir, seria o momento adequado para nós os levarmos aos pés de Nossa Senhora e pedirmos que Ela nos cure. É um pedido que tem muita razão de ser, porque se Nossa Senhora quer tanto curar corpos perecíveis, mortais, quanto mais quererá curar almas imperecíveis e imortais! Nosso Senhor Jesus Cristo não veio à terra para salvar corpos; veio à terra para salvar almas, e por isso nossos pedidos não podem deixar de Lhe ser muito gratos. Pedirmos por nós ou por alguém por quem nos interessamos, por alguém por quem façamos apostolado; por uma alma cujas dificuldades nos amedrontam; por um amigo cujas aflições ou cujas tentações e perigos constituem para nós uma fonte de preocupação.

Irmos lá e fazermos esse pedido nessa hora ou na hora da Missa, na hora da bênção do Santíssimo Sacramento, por exemplo. Esta é, portanto, a sugestão que eu gostaria de dar.”

***

Pela Santa Igreja, pela vocação providencial do Brasil, por todos nós.

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_SD_650204_Lourdes_e_a_Mediacao_Universal.htm#.Y-b8XHbMJPY

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados