Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

03/09 – São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja


Um competente historiador, afirma: Gregório é certamente uma das mais notáveis figuras da história eclesiástica. Exerceu em vários aspectos uma significativa influência na doutrina, organização e disciplina da Igreja Católica. A ele devemos olhar, para a explicação da situação religiosa da Idade Média; com efeito, não se levando em conta seu trabalho, a evolução da forma da Cristandade medieval seria quase inexplicável. Tanto quanto o moderno sistema católico é um legítimo desenvolvimento do catolicismo medieval, não sem razão Gregório deve também ser chamado seu pai. Quase todos os princípios diretivos do subsequente Catolicismo são encontrados, pelo menos em gérmen, em Gregório Magno” (F.H. Dudden, “Gregory the Great”, The Catholic Encyclopedia, CD Room edition).

De família senatorial romana, muito jovem foi prefeito da cidade. Herdeiro de grande fortuna, fundou seis mosteiros,  fazendo-se beneditino num deles. Dotado de excepcional inteligência e brilhante memória, Gregório aprendeu com facilidade as letras divinas e humanas. É bem provável que tenha também estudado Direito.

Enquanto seu pai foi vivo, Gregório tomou parte na vida do Estado e chegou, como dissemos, a ser prefeito de Roma. Com a morte daquele, resolveu retirar-se do mundo e consagrar-se a Deus. Isso deu-se provavelmente em 574. Com sua grande fortuna, fundou seis mosteiros na Sicília, além de um em Roma em seu palácio, em hora de Santo André, e nele tomou o hábito religioso.

Sua caridade para com os pobres era tão grande, que foi premiada com vários milagres.

Depois de seis anos como Delegado Apostólico em Constantinopla, Gregório foi chamado a Roma, provavelmente em 585, sendo então eleito abade do seu mosteiro de Santo André. Este ficou famoso com seu enérgico abade, podendo-se ler muita coisa edificante da vida nele, nos Diálogos, escrito pelo Santo. Lá ele dedicava-se especialmente à formação de seus monges, e explicando-lhes vários livros das Sagradas Escrituras, como o Pentateuco, o Livro dos Reis, os Profetas, o Livro dos Provérbios, e o Cântico dos Cânticos.

No ano de 590, terríveis inundações seguidas de peste assolaram a Cidade Eterna,  privando mesmo a Igreja de seu chefe, o Papa Pelágio. Então, como era costume na época, o clero, o povo e o Senado de Roma escolheram unanimemente para a Sé vacante o diácono Gregório. Este não  queria aceitar, mas por fim acedeu para o bem da paz, e exerceu o governo da Igreja com firmeza e energia, destacando-se sua obra na organização do culto e do canto sagrado. Segundo o hagiógrafo Frei Perez de Urbel, o Papa santo “lutava contra a peste, contra os tremores de terra, contra os bárbaros heréticos e contra os bárbaros idólatras, contra o paganismo morto e infecto, mas insepulto, contra seu próprio corpo, consumido pelas enfermidades; e se pôde dizer que a alma de Gregório era a única inteiramente sã que existia em toda a humanidade”.

Por isso ele é geralmente considerado o fundador da Idade Média. Por seu zelo pela conversão da Inglaterra, é também chamado seu Apóstolo. Este Pontífice, a quem a posteridade qualificou de “Grande”, foi o primeiro Papa a se intitular “Servo dos Servos de Deus”.

São Gregório, mesmo antes de ser eleito Papa, havia passado por diversas crises de saúde – gota e intestinos – que duravam meses inteiros.

A esse respeito, já no fim da vida, escreveu: “Há quase dois anos estou na cama, com grandes dores de gota, de modo que apenas nos dias de festa posso me levantar para celebrar. E logo, com a força da dor, me volto a deitar. [] Assim, morrendo cada dia, nunca acabo de morrer, e não é maravilha que eu, sendo tão grande pecador, Deus me mantenha tanto tempo neste cárcere”.

O grande Papa faleceu no dia 12 de março de 604, aos sessenta anos de idade.

 

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados