Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Leve Esperança ao Sul: Ajude a Distribuir 50.000 Medalhas Milagrosas

05/09 - São Vitorino, Bispo e Mártir

O Martirológio Romano celebra Vitorino como um mártir notável e virtuoso, lembrado por sua santidade e milagres.


05/09 - São Vitorino, Bispo e Mártir

São Vitorino

Natural de Aquila na Campânia italiana, no século II, Vitorino e seu irmão Severino eram bem ricos, mas venderam seu patrimônio, distribuindo o produto pelos pobres. Vitorino se retirou depois para o deserto, onde levava vida de contemplação e penitência. Sua virtude e santidade logo se tornaram conhecidas porque começou a resplandecer com milagres, curando enfermos de todas as moléstias, ressuscitando mortos, e expelindo demônios.

Morto o bispo de Áquila o povo, como era costume na época, o aclamou para sucedê-lo. Vitorino foi então ordenado sacerdote e sagrado bispo. Governou sua diocese com muita sabedoria, sendo um exemplo de vida santa, palmilhada de milagres. Por ordem do imperador Nerva ele foi aprisionado por sua fidelidade a Cristo, e pendurado de cabeça para baixo sobre águas mefíticas e sulfurosas, entregando sua alma a Deus depois de muito sofrimento no terceiro dia que, segundo a tradição, correspondia ao dia 5 de setembro do ano 100.

Num subúrbio de Roma, o bem-aventurado Vitorino, bispo e mártir. Notável pela sua santidade e milagres, foi eleito bispo da cidade de Amiterno (Áquila), por sufrágio de toda a população. Mais tarde, no império de Nerva Trajano, foi relegado com outros servos de Deus para Cutilias, onde manam águas mefíticas e sulfurosas. Suspenso de cabeça para baixo por ordem do juiz Aureliano, sofreu ali durante três dias, pelo nome de Cristo. Afinal, após glorioso martírio, passou triunfantemente desta vida ao Senhor. Os cristãos arrebataram o corpo, e deram-lhe honrosa sepultura em Amiterno, no Abruzzo.
Martirológio Romano

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2538 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados