Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

07/11 – São Vilibrardo, confessor


 

São Vilbrardo ou Wilibrordo nasceu, segundo uns, em Northúmbria, na Irlanda, em 658, e morreu em Echternach (atual Luxemburgo), a 7 de novembro de 739; segundo outros, nasceu no berço nobre dos Kents, na Inglaterra meridional, em 658. Essa casa real inglesa, desde o século IV, forneceu grande quantidade de santos fundadores para a Igreja da época, inclusive o pai deVilibrardo, São Wilgide.

Este, quando o filho tinha cinco anos, consagrou-o a Cristo, e entregou-o aos beneditinos do Mosteiro de York, onde foi educado.

Ainda jovem Vilibrardo demonstrou ter vocação religiosa, dando preferência à vida de reclusão. Assim, aos vinte anos, seguiu para a Irlanda, a pátria dos monges, para aperfeiçoar seus conhecimentos teológicos. Pouco antes de completar trinta anos de idade, recebeu ordenação sacerdotal.

Segundo Alcuíno, – grande auxiliar de Carlos Magno para instruir e reformar a corte e o clero gauleses – “Durante cinquenta anos este grande missionário e grande amigo de Cristo dedicou-se, dia após dia, à conversão dos infiéis”.

Com efeito, em 690, junto com outros onze companheiros missionários, foi evangelizar regiões do norte da Europa povoadas ainda pelos bárbaros pagãos. O ponto inicial foi a Holanda, antiga Frísia, onde  Pepino d’Herstal – mordomo do palácio do rei franco da Austrásia, e depois também da Neustria e da Borgonha – que era cristão, os acolheu com agrado. A Austrásia tinha acabado de anexar um território, antes dominado pelo duque pagão Ratbodo. Era um lugar selvagem, onde os habitantes não aceitavam o Evangelho, e por isso motivo da missão.

Vilibrardo, antes de ir evangelizar àquela região, quis antes ir receber a aprovação e a bênção do papa Sérgio I, ao qual era muito devotado. Em Roma ganhou não só o apoio do Pontífice, como também algumas relíquias de santos mártires para serem colocadas nas igrejas que seriam construídas durante o processo da evangelização.

Santo Vilibrardo foi um grande organizador e um excelente líder, e logo fez muitos progressos na evangelização. Cinco anos depois, voltou à Cidade Eterna e entregou ao mesmo Papa um relatório dos resultados que conseguira. O papa, reconhecido, consagrou-o bispo de Utrecht, e acrescentou ao seu nome um outro de origem latina: Clemente.

Ao chegar de volta à Holanda, o santo fundou no país a primeira sé episcopal em Utrecht, e construiu a catedral do Santíssimo Redentor. Depois, na condição de primaz do país, formou uma equipe de bispos auxiliares, conseguindo importantes conversões naquele território.

São lendárias e inúmeras as viagens que fez pelo rio Reno em direção à Dinamarca e à Holanda.

Quando seu protetor Pepino morreu, parte das terras da Holanda voltaram para o domínio do pagão Ratbodo. Por isso Vilibrardo teve que sair de cena, indo refugiar-se no mosteiro que fundara em Trèves, não muito distante. Morrendo Ratbodo, o santo voltou à sua missão.

Nessa ocasião contou com a ajuda de seu sobrinho Bonifácio, outro grande missionário que a Igreja incluiu no seu livro de santos. De maneira que Vilibrardo pôde ver o cristianismo consolidar-se no norte da Europa.

Vilibrardo morreu no seu mosteiro de Echeternach, no atual Luxemburgo, construído sobre o rio Reno, em 7 de novembro de 739, já bem idoso. A Igreja canonizou-o como o “Apóstolo dos Frisões”. Sua festa ocorre no dia de sua morte, é uma das mais celebradas em toda a Holanda.

O Martirológio Romano dele diz neste dia: “Na Frísi, o sepultamento de São Vilbrardo, bispo de Utrecht que, sagrado bispo pelo bem-aventurado Sérgio, pregou o Evangelho na Frísia e Dinamarca”.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados