Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

09/11 – Dedicação da Basílica de São João de Latrão


São João de LatrãoA fundação da basílica do Latrão remonta à época de Constantino, logo a seguir às últimas perseguições. O palácio Laterani, no monte Célio, pertencia então a Fausta, mulher de Constantino. Tendo-se convertido, o Imperador deu-o ao Papa para sua residência, e fundou junto dele a igreja do Latrão, que se tornou assim como que a catedral de Roma, e mãe de todas as igrejas do mundo. Foi consagrada pelo papa São Silvestre em 9 de novembro de 324. No século XII deram-lhe um segundo titular, São João Batista, cujo nome estava ligado ao antigo batistério anexo à igreja. Daí o atual nome de São João de Latrão.

 

A basílica foi destruída, mas depois restaurada por Sérgio III (século X), e consagrada bem mais tarde por Bento XIII (1726).

 

Era na basílica e no palácio do Latrão que se reuniam os concílios romanos, muito frequentes em certas épocas. Foi assim que aí se reuniram cinco concílios ecumênicos. Nessa basílica também tem lugar a estação nos dias mais solenes do ano litúrgico. Nela também se conferem as ordens sacras e o batismo no dia da Páscoa.

 

Entre as relíquias mais ou menos autênticas, que se mostram nessa basílica, está a mesa em que Nosso Senhor Jesus Cristo celebrou a Última Ceia, o copo do qual, sem perigo, São João Evangelista bebeu o veneno que lhe deram, além das cabeças de São Pedro e São Paulo, com um pedaço do manto de púrpura que os soldados de Pilatos colocaram sobre os ombros do Salvador.

 

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados