Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

09/12 – São Pedro Fourier, Confessor


Desconhecido no Brasil, São Pedro Fourier foi, entretanto, um grande santo, em algo semelhante ao Cura d’Ars como pároco, a São João Bosco como fundador, a São Pedro de Alcântara como reformador, e a Santo Afonso de Ligório como missionário.

Conhecido como O Bom Pai de Mattaincourt, São Pedro Fourier nasceu em Mirecourt, na Lorena, no dia 30 de novembro de 1565. Aos 15 anos foi enviado à Universidade de Pont-à-Mousson. Sua piedade e saber levaram muitas famílias nobres a pedir-lhe que educasse seus filhos. Ele se tornou Cônego Regular de Santo Agostinho na Abadia de Chaumousey, onde foi ordenado em 1589.

Em 1597 São Pedro tornou-se vigário de Mattaincourt. Essa cidadezinha, a par da indiferença religiosa, estava muito influenciada pelo calvinismo por causa de relações comerciais com Genebra, a ruidosa capital dessa heresia na época. São Pedro Fourrier logo constatou que a ignorância religiosa, a sede de prazeres, a heresia e o ateísmo haviam criado profundas raízes na cidade.

Antecedendo ao Santo Cura d’Ars em quase 200 anos, ele começou a reconquistar seus paroquianos, um a um. Ia visitá-los em suas casas, procurando reunir três ou quatro famílias às quais ensinava os preceitos do Evangelho. Inculcava-lhes assim de tal maneira os princípios de nossa salvação, que emocionava os assistentes.

Os artesãos e comerciantes caídos em desgraça eram por ele socorridos. Para isso criou um fundo, chamado de Bolsa de São Evre. Os nobres empobrecidos e envergonhados também encontravam nele um apoio seguro.

Um grupo de donzelas por ele dirigidas, sabendo que o santo tencionava fundar uma congregação religiosa para ensino das moças, decidiram-se consagrar-se a Deus nessa obra. Surgiu assim a Congregação de Nossa Senhora das Cônegas Regulares de Santo Agostinho, que logo se espalhou pela Lorena e pela França.

A caridade de São Pedro Fourier era, entretanto, muito mais ampla, e abraçava outras obras de apostolado. Por isso, em 1621 ele se pôs a trabalhar na reforma da decadente Ordem dos Cônegos Regulares, numa antiga abadia de São Remígio, de Luneville, com seis noviços. Deus abençoou de tal modo essa empresa que, quatro anos depois, já oito casas das mais consideráveis abraçavam sua reforma. Em 1629 formaram a Congregação de Nosso Salvador.

São Pedro Fourier, por motivos políticos, mudou-se para o Franco Condado, então espanhol, onde faleceu no dia 9 de dezembro de 1640.

Dele fala o Martirológio Romano Monástico neste dia: “Em Marraincourt, na diocese de Toul, São Pedro Fourrier, sacerdote. Após brilhantes estudos feitos no colégio dos jesuítas de Pont-à-Mousson, onde se ligou por amizade com os futuros reformadores dos premonstratenses e dos beneditinos da Lorena, entrou para a Congregação dos Cônegos Regulares, à qual dedicou sua vida, e criou com a bem-aventurada Alice Leclera, a Congregação educadora das Cônegas de Nossa Senhora.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados