Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

16/09 – Santos Cornélio, Papa, e Cipriano, Bispo, Mártires


São Cornélio, Papa

São Cornélio sucedeu ao Papa São Fabiano, mártir, no ano de 250, quando a perseguição de Décio à Igreja era tão violenta, que se passaram dezesseis meses desde o martírio de São Fabiano sem se poderem congregar os fiéis para proceder à eleição de seu sucessor. De São Cornélio, escreve São Cipriano: “Depois de ter sido elevado à dignidade episcopal sem artifícios e sem violência, meramente por vontade de Deus a quem unicamente pertence eleger bispos, quanta fé, quanta virtude e quanta resolução mostrou no valor com que tomou a cadeira episcopal, no tempo em que um tirano, inimigo dos bispos de Deus, sofreria de melhor vontade um competidor ao trono, do que um bispo de Roma!”

Por suas grandes virtudes, pelo seu singular mérito, por sua eminente sabedoria de que em muitas ocasiões deu provas contra os hereges, Cornélio era já chamado “o santo presbítero”.

Romano de origem, São Cornélio morreu no exílio em Civitavecchia, em junho de

São Cipriano

253, após dois anos de um pontificado perturbado pelo cisma de Novaciano.

São Cipriano era um advogado convertido ao cristianismo que se tornou bispo de Cartago no ano de 249. No mais aceso das perseguições, soube encorajar os fiéis em face do martírio. Ele mesmo foi martirizado a 14 de setembro de 258. A Igreja, no Canon da Missa uniu, num único culto, os dois santos martirizados num intervalo de cinco anos.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Outros autores

Outros autores

427 artigos

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados