Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

18/04 – Santo Apolônio o Apologista, Mártir


Desse santo diz o Martirológio Romano neste dia: “Em Roma, o senador Santo Apolônio que, sob o imperador Cômodo e o prefeito Perênio, foi denunciado como cristão por um escravo. Intimado a justificar sua fé, escreveu uma magnífica apologia, e leu-a em plenário. Por ódio a Cristo, o Senado o sentenciou, todavia, a que fosse decapitado”.

Contrariamente ao que acontece com os mártires dos primeiros séculos da Igreja, dos quais, naquele tempo tumultuado de perseguições não era possível escrever o relato do martírio de cada um, e consequentemente temos poucos dados deles, com Santo Apolônio, apesar de ter vivido no II século e durante ímpia perseguição, existem quatro diferentes fontes sobre sua vida.

A primeira é um relato de julgamento incorporado na História Eclesiástica, do escritor da História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia. São Jerônimo dedicou também um capítulo, o 40, sobre ele na sua conhecida obra “De Viris Illustribus”. Enfim, há duas versões de sua Passio, uma grega e outra armênia, que foram descobertas no final do século XIX.

Segundo essas fontes, Apolônio era um romano ilustre, senador, excepcionalmente talentoso e versado em filosofia. Denunciado como cristão ao prefeito pretoriano Perênio – segundo o Martirológio Romano, por um escravo – ele foi intimado a se defender perante o Senado. Apolônio já fora submetido a duas investigações, a primeira por Perênio, e a segunda, três dias depois, por um grupo de senadores e juristas. Como se tratava de pessoa de categoria, as audições foram conduzidas com calma e de maneira cortês, sendo-lhe permitido que falasse sem interrupções. O santo então, com toda calma, afirmou: “Eu sou cristão não só de palavras, mas de fato. E meu maior desejo é o de dar minha vida em testemunho da minha fé em Cristo”. E acrescentou: “Há algo melhor esperando por mim: a vida eterna, dada a quem viveu bem na terra”. Como resultado, foi condenado à morte com base na lei outorgada pelo imperador Trajano, embora o Martirológio fale que ele recebeu o martírio por ordem do imperador Cômodo.

Após exortar a muitos à conversão do paganismo para a verdadeira religião, aceitou o martírio, e entrou na eterna felicidade junto a Deus e a seus santos.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados