Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

22/09 – Santa Catarina de Gênova, Viúva

Santa Catarina penitente


22/09 – Santa Catarina de Gênova, Viúva

Santa Catarina

Catarina nasceu em Gênova no ano 1447. Embora desde criança quisesse se tornar religiosa, o pai fê-la casar com um homem infiel, colérico e esbanjador.

Depois de cinco anos de matrimônio passado na tristeza, Catarina quis sair do isolamento, e começou a levar uma vida mundana. Entretanto, ela era uma escolhida do Senhor. Por isso, no dia 22 de março de 1473, teve uma iluminação interior e pouco depois, uma visão de Jesus ensanguentado, que provocaram nela uma conversão fulminante. Entregou-se então a penitências extraordinárias e, acompanhada por outras amigas, se dedicou ao serviço dos doentes.

Por esse tempo ocorreu que, por influência da esposa, o marido amansou seu caráter convertendo-se inteiramente, de modo a se fazer terceiro franciscano.

Em 1482 Catarina se transferiu com ele para um local contíguo a um hospital, do qual foi nomeada diretora da seção feminina. Quatro anos depois, ficou viúva.

A partir daí até a morte, sofreu de uma doença que os médicos mais competentes declararam que era de origem sobrenatural.

A doutrina de seus escritos, principalmente a sobre o Purgatório, é muito profunda e inteiramente conforme com as verdades da fé. Esse escrito lhe valeu o cognome de “Doutora do Purgatório”. Santa Catarina faleceu no dia15 de setembro de 1510, aos 63 anos. Foi canonizada por Clemente XII em 1737.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados