Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

23/11 – São Clemente I, Papa e mártir


São Clemente, terceiro sucessor de São Pedro, governou a Igreja desde 88 mais ou menos, até 97. Sobressai em seu pontificado um documento de primeira grandeza, que é fundamental a favor do primado universal do bispo de Roma – a carta aos Coríntios. Toda ela está penetrada de grande amor pela unidade cristã.

Perturbada por agitadores presumidos e invejosos, a comunidade cristã de Corinto, que tanto interesse suscitara da parte de São Paulo, ameaçava desagregação e ruptura. São Clemente escreve-lhe, então, extensa carta de orientação e pacificação, repassada de energia persuasiva, recomendando humildade, paz e obediência à hierarquia eclesiástica, já então definida nos seus diversos graus: bispos, presbíteros e diáconos.

Essa sua intervenção mostra que Clemente, para além de bispo de Roma, se sentia responsável e com autoridade sobre as outras Igrejas. E isso, apesar de que, nessa época, vivia ainda o Apóstolo São João, o que nos permite concluir que o Primado do Papa não foi de modo algum uma idéia meramente nascida de circunstâncias favoráveis, mas uma convicção clara desde o início da Igreja. Se assim não fosse, nunca São Clemente teria ousado meter-se onde, por hipótese, não era chamado.

Citamos um trecho de sua carta, escrita no ano 96, que termina com uma oração admirável:

“Deus de toda a carne, que dais a morte e a vida, que abateis a insolência dos orgulhosos e frustrais as maquinações dos povos, vinde em nosso auxílio, ó Mestre! Matai a fome dos indigentes, e libertai aqueles que, entre nós, sucumbiram. Deus bom e misericordioso, esquecei os nossos pecados, erros e quedas; não leveis em conta as faltas dos vossos servos e servas. Dai-nos a concórdia e a paz, não só a nós, mas também a todos os habitantes da terra. É de vós que os nossos príncipes e os que, no mundo, nos governam, recebem o poder: dai-lhes saúde, paz, concórdia e estabilidade; dirigi os seus propósitos pela senda do bem. Só vós podeis fazer tudo isso, e conceder-nos ainda maiores benefícios. Proclamamo-lo em nome do sumo sacerdote das nossas almas, Jesus Cristo, por quem vos seja dada honra e glória, agora e por todos os séculos. Amém”.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados