Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

23/11 – São Clemente I, Papa e mártir

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 6 anos


São Clemente, terceiro sucessor de São Pedro, governou a Igreja desde 88 mais ou menos, até 97. Sobressai em seu pontificado um documento de primeira grandeza, que é fundamental a favor do primado universal do bispo de Roma – a carta aos Coríntios. Toda ela está penetrada de grande amor pela unidade cristã.

Perturbada por agitadores presumidos e invejosos, a comunidade cristã de Corinto, que tanto interesse suscitara da parte de São Paulo, ameaçava desagregação e ruptura. São Clemente escreve-lhe, então, extensa carta de orientação e pacificação, repassada de energia persuasiva, recomendando humildade, paz e obediência à hierarquia eclesiástica, já então definida nos seus diversos graus: bispos, presbíteros e diáconos.

Essa sua intervenção mostra que Clemente, para além de bispo de Roma, se sentia responsável e com autoridade sobre as outras Igrejas. E isso, apesar de que, nessa época, vivia ainda o Apóstolo São João, o que nos permite concluir que o Primado do Papa não foi de modo algum uma idéia meramente nascida de circunstâncias favoráveis, mas uma convicção clara desde o início da Igreja. Se assim não fosse, nunca São Clemente teria ousado meter-se onde, por hipótese, não era chamado.

Citamos um trecho de sua carta, escrita no ano 96, que termina com uma oração admirável:

“Deus de toda a carne, que dais a morte e a vida, que abateis a insolência dos orgulhosos e frustrais as maquinações dos povos, vinde em nosso auxílio, ó Mestre! Matai a fome dos indigentes, e libertai aqueles que, entre nós, sucumbiram. Deus bom e misericordioso, esquecei os nossos pecados, erros e quedas; não leveis em conta as faltas dos vossos servos e servas. Dai-nos a concórdia e a paz, não só a nós, mas também a todos os habitantes da terra. É de vós que os nossos príncipes e os que, no mundo, nos governam, recebem o poder: dai-lhes saúde, paz, concórdia e estabilidade; dirigi os seus propósitos pela senda do bem. Só vós podeis fazer tudo isso, e conceder-nos ainda maiores benefícios. Proclamamo-lo em nome do sumo sacerdote das nossas almas, Jesus Cristo, por quem vos seja dada honra e glória, agora e por todos os séculos. Amém”.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados