Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

24/09 – Nossa Senhora das Mercês

Foi com o fim de agradecer a Deus e à Santíssima Virgem os benefícios de tal Instituição, que se estabeleceu a festa de Nossa Senhora das Mercês


24/09 – Nossa Senhora das Mercês

Nossa Senhora das Mercês

Em 621 os visigodos, vindos da França, se tornaram senhores da Espanha. Entretanto, no ano de 711 os árabes, vindos do norte da África, os repeliram para as montanhas das Astúrias, e conquistaram quase toda a Península Ibérica. Foram preciso quase seis séculos para os expulsar definitivamente.

Durante esse longo período, eram levados por eles para a África numerosos cativos cristãos como escravos. Os que renegavam a fé católica e abraçavam o islamismo, eram tratados como homens livres. Os outros eram vendidos como aos sarracenos caso não fossem remidos. Ora,  muitas famílias não tinham posse para pagar o resgate pedido.

Assim, ocorria então que os cristãos, aguardando ou não serem remidos, tinham que suportar trabalhos e sofrimentos inaudíveis para se manterem firmes na fé.

Foi com o fim de atender a essa angustiosa situação que Nossa Senhora rm 1218, inspirou a São Pedro Nolasco, São Raimundo de Penhaforte, e ao rei de Aragão, D. Jaime I, uma ordem religiosa – a de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos cativos – com o fim de socorrer àqueles desgraçados, expostos ao perigo de apostasia.

Por isso, aos três votos de religião, os religiosos mercedários acrescentavam o heróico de se entregarem como reféns no caso de não disporem de outro meio para desempenhar sua missão.

Assim, graças ao heroísmo desses frades e à generosidade dos cristãos, a obra foi fecunda em resultados, e depois a benemérita Ordem se espalhou para vários países da Europa e da América.

Dizia o Breviário romano que: "Foi com o fim de agradecer a Deus e à Santíssima Virgem os benefícios de tal Instituição, que se estabeleceu a festa de Nossa Senhora das Mercês” no dia 24 de setembro, festa da aparição da Virgem a São Pedro Nolasco.

Essa festa foi estendida à Igreja universal em 1696.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados