Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

25/09 – São Firmino I, bispo e mártir

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

1 minhá 3 anos


São Firmino, o “Apóstolo das Gálias

Segundo a tradição na Espanha, São Firmino nasceu em Pamplona no ano 272. Alguns julgam que teria sido bispo dessa cidade antes de o ser de Amiens, na França. Por isso ele é muito venerado tanto na Espanha, quanto naquele país. Além de patrono daquela cidade, é co-patrono da Navarra, juntamente com São Francisco Xavier.

         Diz a legenda que Firmino era filho de um senador pagão que se converteu, com a sua família, pelo apostolado de São Saturnino de Toulouse, então na Espanha.

         Sob a direção de Santo Honesto, Firmino foi formado na religião e na arte da pregação. Recebendo a ordenação sacerdotal, partiu para as Gálias como missionário aos 24 anos. Evangelizou a Alvérnia, o Angenais, chegando a Amiens, onde enfurecia a perseguição contra os cristãos.

 Escolhido pelos fiéis para bispo da cidade, com sua fogosa pregação conduziu muitos pagãos ao grêmio da Igreja. Por isso exasperou a fúria implacável e violenta dos pagãos, pelo que foi preso e decapitado sem julgamento.

Consta que seu martírio teria sido no dia 25 de setembro de 303, mas não há fontes seguras que o atestem. O Martirológio Romano diz do Santo, neste dia: “Em Amiens, na Gália, o bem-aventurado Firmino, bispo que, após vários tormentos, foi degolado sob o prefeito Riciovaro, na perseguição de Diocleciano. Assim recebeu o martírio”.

 São Firmino é considerado o “Apóstolo das Gálias”. Sua festa é celebrada em Pamplona no dia 7 de julho, com os famosos encierros (corridas de touros pelas ruas), e culmina com a procissão com a imagem do Santo.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados