Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A Igreja Católica e o desenvolvimento da Ciência


Muitas pessoas imaginam ainda hoje que, por um longo período histórico, na Idade Média a superstição tomou o lugar da razão, os avanços tecnológicos deixaram de ocorrer, a ciência ficou praticamente abandonada… Por culpa de quem? Da Igreja Católica, é claro…

Porém, ao contrário do que tais pessoas pensam, a Idade Média foi uma época de grande avanço intelectual e de progresso em todas as áreas. E isso graças à Igreja Católica.

Estudos recentes de um número cada vez maior de historiadores têm submetido à revisão esses conceitos errôneos sobre a Igreja e sua influência durante a Idade Média.

A prática da caridade, o direito internacional, os hospitais, o sistema universitário, os escritos antigos, sem falar na própria capacidade de ler e escrever se desenvolveram na época medieval.

Cito abaixo apenas um exemplo, entre inúmeros outros, dessa participação da Igreja no avanço científico.

A contribuição do pensamento cristão para a ciência

Thomas Woods, em seu livro Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental, faz a seguinte pergunta: “Terá sido apenas coincidência que a ciência moderna se desenvolvesse em um ambiente em ampla medida católico, ou houve alguma coisa no próprio catolicismo que possibilitou o seu progresso?”.

Ele mesmo responde: “Longe de obstruírem o progresso da ciência, as ideias cristãs contribuíram para torná-lo possível”.

Tendo como base estudos feitos pelo Pe. Stanley Jaki, Woods afirma que a tradição cristã concebe Deus como uma realidade racional e ordenada. Consequentemente, se a obra criada por Ele fosse irracional e desordenada, seria incoerente com o seu comportamento. Portanto, a conclusão lógica é que tem de haver racionalidade e ordem no universo, assim como há em Deus.

Foi esse pressuposto que levou os cristãos medievais a investir em pesquisas, inclusive quantitativas, como o esforço para entender o universo.

A ideia de um universo racional e ordenado — ideia essa indispensável ao progresso da ciência — escapou a civilizações inteiras. As culturas pagãs não possuíam as mesmas ferramentas filosóficas; pelo contrário, possuíam estruturas conceituais que dificultavam o desenvolvimento da ciência.

A razão disso é que, por carecerem da crença em um Criador transcendente que dotou sua criação de leis físicas consistentes, essas culturas conceberam o universo de modo panteísta. Isso tornou impossível o desenvolvimento da ciência. Caso semelhante se deu com as culturas primitivas, pois acreditavam que as coisas criadas possuíam mente e vontade próprias.

Coube, pois, à Igreja a tarefa de despersonalizar a natureza, e a desenvolver a ideia de que as coisas criadas por Deus têm seu comportamento ditado por leis, segundo padrões que era possível averiguar.

Foi precisamente essa ideia de racionalidade e previsibilidade do mundo físico que, em primeiro lugar, deu aos modernos cientistas a confiança filosófica necessária para se dedicarem aos estudos científicos. “Foi somente dentro dessa matriz conceitual que a ciência pôde nascer efetivamente e depois crescer de maneira sustentada”.

*       *       *

Vale lembrar que essa é apenas uma pequena parcela das contribuições da Igreja Católica para a ciência. Isso sem contar a grande quantidade de sacerdotes que eram cientistas, e até mesmo a variedade de descobertas feitas por eles em todas as áreas. Mencioná-las todas seria escrever um livro.

Estamos diante de uma realidade silenciada nas escolas e deixada de fora do conhecimento das pessoas. A Igreja é constantemente difamada neste e em vários outros pontos.

Porém, apesar de todas essas calunias e investidas, há uma certeza da vitória, pois Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu: “As portas do inferno não prevalecerão contra Ela”.

Detalhes do artigo

Autor

Italo Nóbrega

Italo Nóbrega

20 artigos

Voluntário da Ação Jovem do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados