Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A retirada dos EUA da OMS; Dr Tedros não fala em mea culpa (e sabe por quê)


As providências americanas para efetivarem o processo de saída da OMS seguem em frente.

Nações Unidas e Congresso são notificados

“O governo Trump notificou as Nações Unidas e o Congresso da retirada, que entrará em vigor no próximo ano.

“O secretário de Estado Mike Pompeo disse a repórteres em Washington que “O presidente deixou bem claro que não vamos subscrever uma organização que historicamente foi incompetente e não cumpriu sua função fundamental”, afirmou Pompeo”.

***

Achamos que a OMS por ação e omissão deveria ser processada internacionalmente; as consequências gravíssimas a nível mundial, concernindo todos os países, merece uma ação muito mais enérgica do que simplesmente a retirada dos EUA da OMS. Dr. Tedros deveria ser levado ao banco dos réus.

***

“O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, recebeu uma notificação dos Estados Unidos sobre sua retirada, (…) Guterres está verificando se as condições para tal retirada são cumpridas, disse o porta-voz. As condições incluem aviso prévio de um ano e cumprimento integral do pagamento das obrigações financeiras avaliadas.”

“O governo Trump está trabalhando com o Congresso para obter o dinheiro que os EUA devem à OMS, disse Pompeo.” e a retirada entra em vigor em julho de 2021.

Um comentário do Dr Tedros que beira o cinismo

Segundo TheEpochTimes o “diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse a repórteres em maio que esperava que os Estados Unidos não cortassem os laços com o grupo. “Ele chamou a América de “um amigo de longa data e generoso da OMS”, acrescentando: “Esperamos que continue assim”.”

Diante de acusações gravíssimas, de um comportamento errado a nível internacional, suas mancomunações com o PCC, o Dr Tedros só sabe dizer que “esperava que os EUA não cortassem os laços …”  Positivamente, é um comentário cínico.

Trump sugeriu reformas que não foram ouvidas pela OMS

“”Nós detalhamos as reformas que devem ser tomadas e nos engajamos diretamente com elas, mas elas se recusaram a agir”, disse Trump. “Como eles falharam em fazer as reformas solicitadas e muito necessárias, hoje encerraremos nosso relacionamento com a Organização Mundial da Saúde e redirecionaremos esses fundos para outras necessidades mundiais e merecedoras e urgentes de saúde global”.”

“Outros grupos internacionais de saúde poderiam receber o financiamento, disse um funcionário do governo a repórteres em abril.”

“O Comitê de Relações Exteriores da Câmara concluiu em um relatório divulgado em junho que a OMS “permitiu o encobrimento do PCC ao não investigar e publicar relatórios conflitantes com o PCC oficial, e ao mesmo tempo elogiando a resposta do PCC”.”

***

Boas novas, o Ocidente começa a acordar e abandonar a fase do otimismo diante do PCC. Foi-se o tempo das concessões de Nixon, do Acordo de Xangai em que os EUA injetaram dolares, know how, fábricas na China. E o Ocidente se associou a essa cumplicidade desde 1972.

O Brasil, também, precisa tomar as cautelas dos acordos feitos com o PCC. A era da ingenuidade passou. Bastam as simpatias do governador Doria e dos governadores-interventores petistas para Xi Jinping: “eu confio em Xi Jinping”, declarou o Sr Doria.

Fonte: https://www.theepochtimes.com/us-officially-withdraws-from-the-world-health-organization_3415489.html?ref=brief_BreakingNews&__sta=vhg.uosvpxUIsmqhgvv%7CYVY&__stm_medium=email&__stm_source=smartech

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados