Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Atividade contra-revolucionária em Minas

Por Outros autores

3 minhá 3 anos — Atualizado em: 2/25/2022, 6:11:07 PM


Vinícius D. de Sousa

Belo Horizonte — O Núcleo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira da capital mineira promoveu no dia 20 deste mês mais uma conferência de formação para seus amigos e simpatizantes. Essa programação, que acontece a cada terceiro domingo do mês, é precedida da assistência à Santa Missa tridentina, depois da qual os participantes se dirigem à Sede social do Instituto onde lhes é servido um lanche, ocasião para animadas conversas.

O tema da reunião de fevereiro, a cargo do Dr. Marcos Machado Costa, foi a Liga Eleitoral Católica (LEC) — lançada no período que antecedeu a Revolução getulista de 1930 — enquanto constituindo a maior mobilização católico-anticomunista de nossa história.

O conferencista apresentou documentos históricos, fotos e comentários de livros como O Cruzado do Século XX, do Prof. Roberto De Mattei; Um Homem, uma Obra, uma Gesta, de autoria de Dr. Leo Daniele. E como complemento ainda sugeriu ao público presente a leitura de Minha Vida Pública, fartamente ilustrado, sobre a epopeia da LEC.

Na documentação exibida havia depoimentos abalizados, como o do ex-ministro Paulo Brossard, segundo o qual “a LEC foi a organização extrapartidária que na história do Brasil exerceu a maior influência política eleitoral” (Paulo Brossard, Jornal de Minas, Belo Horizonte, 3-7-1986). Não menos eloquente foi a declaração à época do ex-chanceler Osvaldo Aranha ao Cardeal Leme: “Se os católicos não tivessem se congregado para interferir nas eleições de 1933, o Brasil estaria hoje definitivamente desviado para a esquerda” (Legionário, 20-12-1936).

De grande valia foram as cartas do ainda muito jovem Plinio Corrêa de Oliveira a Tristão de Ataíde, encaminhando-lhe os Estatutos da LEC, que acabara de redigir [ao lado, foto da primeira página], e ao mesmo tempo mostrando-lhe os riscos que o Brasil corria então.

Para a Assembleia Constituinte de 1934 foram eleitos 214 deputados, sendo que mais jovem e mais votado deles foi Plinio Corrêa de Oliveira, que obteve 24 mil votos, tendo o segundo colocado obtido pouco mais de 12 mil. Cerca de 40 entre eles pertenciam à bancada católica. Esse era o peso do eleitorado católico.

Com poucos meses de existência a LEC se afirmou como a maior força eleitoral do Brasil. Naquela Assembleia foram aprovadas não apenas as “reivindicações mínimas” da Liga — como a indissolubilidade do vínculo conjugal (art. 144), o ensino religioso nas escolas (art. 153), a assistência religiosa às forças armadas e nas prisões (art. 113, n° 6) (36) —, mas também numerosas outras exigências, entre as quais a invocação de Deus no preâmbulo da Constituição (37), a assistência estatal às famílias numerosas (art. 138, § d7), o serviço militar dos eclesiásticos prestado sob forma de assistência espiritual ou hospitalar (art. 163, § 3), pluralidade e liberdade dos sindicatos operários (art. 120), a lei contra a propaganda subversiva (art. 113, § 9).

Houve muitas intervenções e perguntas ao expositor, por exemplo sobre o que poderia ser feito hoje para evitar outros atentados à nossa tradição cristã. Nesse momento um dos presentes, Dr. Walter Trindade, chamou a atenção para o papel decisivo do livro Revolução e Contra-revolução, que todos deveriam estudar, por ser um guia indispensável para orientar a reação católica e conservadora na luta contra a esquerda.

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil, sem filiação político-partidária. Para dar continuidade ao trabalho levado a cabo pelo Dr. Plinio, cabe ao Instituto “dar continuidade a seu vasto trabalho de mobilização da sociedade civil, com vistas a preservar os pilares básicos da civilização cristã ameaçados.”

Detalhes do artigo

Autor

Outros autores

Outros autores

429 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados