Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Breves: Pio XI ensina que o comunismo é contra a família


Os Romanos Pontífices condenaram o comunismo, desde seu nascedouro, ao tempo do Papa Pio IX.

O comunismo é contra Vida e a Família

Encíclica Dinivi Redemptoris, contra o comunismo ateu

Destacamos hoje esse trecho do Papa Pio XI: “Além disto, como esta doutrina (comunismo) rejeita e repudia todo o caráter sagrado da vida humana, segue-se por natural conseqüência que para ela o matrimônio e a família é apenas uma instituição civil e artificial, fruto de um determinado sistema econômico: por conseguinte, assim como repudia os contratos matrimoniais formados por vínculos de natureza jurídico-moral, que não dependam da vontade dos indivíduos ou da coletividade, assim rejeita a sua indissolúvel perpetuidade.

Conceito errado de emancipação completa da mulher

“Em particular, para o comunismo não existe laço algum da mulher com a família e com o lar. De fato, proclamando o princípio da emancipação completa da mulher, de tal modo a retira da vida doméstica e do cuidado dos filhos que a atira para a agitação da vida pública e da produção coletiva, na mesma medida que o homem. Mais ainda: os cuidados do lar e dos filhos devolve-os à coletividade. Rouba-se enfim aos pais o direito que lhes compete de educar os filhos, o qual se considera como direito exclusivo da comunidade, e por conseguinte só em nome e por delegação dela se pode exercer.”

***

Por essas sábias palavras do Papa Pio XI vemos como os erros atuais — mesmo nas sociedades ditas democráticas — por exemplo, de querer sobrepor o Estado ao direito natural dos pais sobre os filhos; pelo contrário, a educação da prole é um direito primordial dos pais. Nessas matérias o Estado entra apenas de modo subsidiário.

CARTA ENCÍCLICA DIVINIS REDEMPTORIS DE SUA SANTIDADE PAPA PIO XI contra o comunismo ateu (19 de março de 1937)

Detalhes do artigo

Autor

Mathias de Albuquerque

Mathias de Albuquerque

162 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados