Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Formação: o Céu nos sonhos de Dom Bosco


“Vamos juntos passear pelos sonhos de Dom Bosco.

“Sonhos mesmo? Quem os lê percebe bem que talvez fossem sonhos, mas sonhos nos quais Deus se servia da situação do sonho para lhe fazer ver uma porção de coisas que eram do Céu.

O “boa noite” de Dom Bosco a seus alunos

“Foi em sonhos que um Anjo apareceu a São José e lhe explicou o mais indecifrável dos mistérios que houve na história, também o mais alto, o mais nobre, o mais belo dos mistérios que houve na história.

“Em sonhos nós vemos que outros episódios do Antigo e do Novo Testamento se deram: nós podemos compreender que o grande São João Bosco tenha tido, portanto, nos sonhos, comunicações de Deus. Porque o fato é que tudo quanto ele narra parece vindo diretamente do Céu, e no lusco-fusco da linguagem que ele emprega com os filhos, ele parece traduzir bem o lusco-fusco da verdadeira situação dele. Não claras visões, mas coisa claramente comunicada pelo sobrenatural, e a dever ser tomada por aqueles que, com espírito de Fé, lessem as suas comunicações para os filhos dele.”

Texto e áudio disponíveis

Áudio https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Mult_790908_Sao_Joao_Bosco_Ceu.htm#.YfhPHerMKMo

“Ele vê o pórtico do Céu empíreo:  

“De pronto, me pareceu encontrar-me no alto de uma colina, nos bordos de uma imensa planície cujos confins se perdiam de vista na imensidade. Era de um azul cerúleo, como o mar em calma; ainda que a matéria que eu visse não era água, parecia entretanto um suave cristal reluzente. De baixo dos meus pés, por detrás de mim e dos lados, eu via uma região à maneira de um litoral à beira do mar oceano.”  

“A descrição é muito bonita, sobretudo vista de dentro dos olhos de um santo. Mas ela começa por levantar um problema que é muito interessante, a imaginarmos a coisa material. A ser verdadeira a interpretação, nos dá uma idéia desta terra que é uma idéia completamente nova e por certo anti-moderna até onde uma coisa anti-moderna ser possa; chega até os confins da anti-modernidade.”

https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Mult_790908_Sao_Joao_Bosco_Ceu.htm#.YfhPHerMKMo

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados