Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Acesse sua conta

Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Conferência de Dom Athanasius Schneider para o IPCO

Mais uma vez a China bloqueia investigações em Wuhan

Por León de La Torre

4 minhá 3 anos — Atualizado em: 1/6/2021, 11:01:25 PM


Por que razão a China teme tanto as investigações em torno do surto do vírus de Wuhan? O governo chinês estava sendo sincero quando afirmou ter vencido exemplarmente a pandemia ou o está sendo agora afirmando um novo surto em Wuhan como impedimento às investigações da OMS? Como acreditar na sinceridade do PCCh?

Mais de um ano transcorreu entre o início do surto em Wuhan e uma anunciada retomada de infecção, nesses primeiros dias de 2021, sem que a OMS e o Mundo Livre tivessem acesso ao epicentro da pandemia para estudar, investigar e tirar lições para o futuro da humanidade. A China sempre adiando …

Quando tudo parecia acertado … a China põe novos obstáculos

“MACARENA VIDAL LIY Pequim – 06 de janeiro de 2021 – 11h13
“A missão da OMS para investigar a origem do covid na China tornou-se complicada novamente, à medida que a segunda potência mundial tenta impedir uma nova reviravolta nos casos que dispararam o alarme na populosa província de Hebei, que circunda Pequim. O grupo de cientistas internacionais deveria ter chegado a este país esta semana para tentar rastrear os cenários originais da pandemia na cidade de Wuhan; Nesta quarta-feira, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelar que os vistos necessários não foram prorrogados, o governo chinês garantiu que “as negociações continuam”.

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em Pequim Hua Chunying, na coletiva de imprensa diária de seu departamento, o problema para a chegada da missão internacional “não é apenas uma questão de vistos”.

A China desmente-se a si mesma

Até há pouco a propaganda pró China indicava que o País foi exemplar em vencer a pandemia. Mas o Ministério das Relações Exteriores de Pequim mudou de casaca. O camaleão mudou de cor novamente.

“A pandemia ainda é muito grave e a China está fazendo todo o possível para preveni-la e controlá-la”, disse ele, indicando que parte dos especialistas chineses que deveriam participar da investigação agora estão focados no controle do surto de casos no país. “Traçar a origem é uma questão complicada. Para garantir que o trabalho da equipe internacional transcorra sem problemas, eles devem passar por todos os procedimentos necessários. “

Depois de um ano … ainda não estão acertados os detalhes

… foi um “mal-entendido” e ambas as partes continuam conversando para chegar a um acordo sobre o tempo preciso da viagem e outros detalhes. “Não é necessário tirar muitas conclusões de tudo isso”, insistiu. Embora o tempo seja curto: a necessidade de cumprir a quarentena obrigatória de pelo menos quatorze dias após a chegada da missão, soma-se a proximidade do Ano Novo lunar, 12 de fevereiro, que paralisa a atividade laboral na China pelo menos para outros duas semanas.”

Até o diretor-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, havia se declarado “muito decepcionado” que no último minuto a China não tivesse autorizado a chegada da equipe, que a organização considera isso uma prioridade. “Dois membros da equipa já iniciaram as suas viagens e outros não puderam viajar de última hora.”

***

Em busca da origem


A missão busca esclarecer a origem da pandemia, ainda desconhecida depois que os primeiros casos foram detectados em Wuhan, primeiro foco da doença, há treze meses. Naquela cidade industrial da China central, planejam visitar o mercado de frutos do mar de Huanan, que na época era considerado o cenário da transmissão do coronavírus de algumas espécies animais para os humanos: mais de dois terços do primeiro casos tinham algum tipo de conexão com essas instalações. Os especialistas também querem entrevistar os primeiros pacientes e os vendedores nas bancas do mercado e examinar as amostras que foram coletadas naqueles primeiros dias.

***

Por que confiar nas palavras dos comunistas do PCCh? O vírus se espalhou pelo mundo ceifando centenas de milhares de vidas, 1,88 milhões até o momento. Por que o governo chinês despreza tantas vidas e não facilita as investigações?

E ainda temos, no Brasil, os governadores-interventores petistas, o governador João Doria, defensores encarniçados do investimento chinês em nossa Pátria. Doria já declarou “eu confio em Xi Jinping”, isso seria necessário e suficiente para que São Paulo virasse cobaia da China?

O que mais desejamos é a conversão da China aos princípios eternos do Evangelho e abertura de portões para a pregação da Verdade católica. E, os fatos demonstrarm, Xi Jinping sabe perseguir aqueles fieis à Roma.

Fonte: https://elpais.com/sociedad/2021-01-06/la-mision-de-la-oms-a-wuhan-en-el-limbo-mientras-suben-los-nuevos-casos-de-covid-en-china.html

https://www.theepochtimes.com/who-criticizes-chinese-communist-party-for-delaying-allowing-experts-into-wuhan_3644689.html

Detalhes do artigo

Autor

León de La Torre

León de La Torre

258 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados