Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

No limiar do Ano Novo, nossas esperanças

Focalizando o renascimento conservador no Brasil, destaca-se a aspiração por uma renovação embasada em valores morais, expressando confiança na Virgem Aparecida para a libertação do país das influências políticas contrárias.

Por Machado Costa

3 minhá 9 meses — Atualizado em: 1/1/2024, 10:31:02 AM


No limiar do Ano Novo, nossas esperanças

Esse ainda será um grande pais

Índice

  1. A Civilização Cristã

A promessa do Divino Mestre de que “as portas do Inferno não prevalecerão” contra a Santa Igreja é, certamente, a fonte de nossa maior certeza da vitória. Quando vemos a Esposa de Cristo passar por humilhações impensáveis, em nossos dias — basta ver a proliferação de blasfêmias após a Declaração Fiducia Supplicans — em que a agenda lgbt conspurca o cenário da Cruz, do Presépio com o seu “orgulho” e sensualidade. São imagens tão afrontosas que um site católico não tem o direito de as reproduzir.

Haverá também outras “promessas” que se aplicam à sociedade temporal, à Civlização Cristã? Haverá “promessas” para o nosso Brasil?

Devemos esperar, sim, que “esse ainda será um grande País!

A Civilização Cristã

Não basta a existência da Santa Igreja? Precisamos de uma Civilização Cristã?

A civilização cristã cria condições para que as almas conheçam melhor a Igreja. Vejamos.

O elemento comum a todos os sentidos da palavra civilização, — explica o Prof. Plinio — “é a idéia de uma determinada ordem de coisas, considerada no seu conjunto, desde os seus aspectos mais elevados no plano religioso e cultural, até seus aspectos mais triviais, no plano puramente material.”

Uma civilização cristã é aquela que é modelada pelas grandes convicções, pelas grandes inspirações, pelas grandes normas morais que Nosso Senhor Jesus Cristo trouxe à terra e das quais a Igreja Católica é a mestra infalível, a mãe, a guia a dispensadora da vida através dos Sacramentos.

Portanto, “a ordem perfeita consiste em que a Igreja modele uma civilização através da qual Ela possa fazer todo o bem para os homens; uma ordem temporal, portanto, que A ajude a fazer todo bem para os homens. E é, de outro lado, uma civilização que merece ser chamada cristã enquanto ela realiza as condições de vida plenas, indicadas, preceituadas por Nosso Senhor Jesus Cristo.”

Aplicando ao Brasil

O renascimento conservador no Brasil vem apontando exatamente nessa direção indicada pelo Prof. Plinio: é a penetração dos Valores Morais na vida de família, nos indivíduos, na sociedade que trará como consequência — para desespero das esquerdas — a renovação do Brasil.

Quando afirmamos: “Esse ainda será um grande País” estamos apoiados na renovação da Terra de Santa Cruz segundo os Valores Morais tão odiados pela esquerda.

Uma Lei da Teologia da História

A História, vista com os olhos da Fé, nos mostra vários exemplos de ressurreições de povos. O Brasil, uma nação católica, também pode ressurgir.

Quando os homens resolvem cooperar com a graça de Deus, são as maravilhas da História que assim se operam: é a conversão do Império Romano, é a formação da Idade Média, é a reconquista da Espanha a partir de Covadonga, são todos esses acontecimentos que se dão como fruto das grandes ressurreições de alma de que os povos são também suscetíveis. Ressurreições invencíveis, porque não há o que derrote um povo virtuoso e que verdadeiramente ame a Deus.

O Brasil acorda, há mais de uma década, para derrotar as esquerdas e realizar sua missão providencial. A vida é um Vale de Lágrimas: Derrotas virão, sejamos homens de Fé, trabalhemos pelos Valores Morais, confiemos na Virgem Aparecida que Ela nos dará a vitória final.

Eduque-se nos princípios religiosos e católicos (este grande povo), e ver-se-á dentro em pouco um Brasil novo florescer, em que, eliminados os defeitos e reconduzidas as qualidades boas a seus verdadeiros limites, a História saudará o aparecimento de uma grande nação.

Nossa Senhora Aparecida reconforte a todos que lutam, reanime os que se sentem abatidos, e apresse o dia da libertação do Brasil, sua verdadeira Independência, das garras da esquerda que tentam impedir nosso futuro de ser um farol a iluminar as Nações.

Detalhes do artigo

Autor

Machado Costa

Machado Costa

56 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados