Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

SAGRADA EUCARISTIA — Confirmações miraculosas da transubstanciação

Por Revista Catolicismo

2 minhá 5 anos — Atualizado em: 11/18/2019, 4:28:15 PM


Ao longo da História, grandes milagres eucarísticos confirmaram o dogma da transubstanciação. No momento da Consagração, parte mais importante da Missa, renova-se de modo incruento o sacrifício do Calvário. Mediante as palavras sacramentais pronunciadas pelo sacerdote, neste ato sublime o pão de trigo e o vinho de uva se transformam em Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O altíssimomistério da Eucaristia excede à nossa pobre inteligência. Nossos olhos veemapenas o pão e o vinho, entretanto temos a certeza da presença sacramental deJesus Cristo na Hóstia Santa, pois para Deus nada é impossível. Cremos nomistério da transubstanciação, pois a fé nos leva a crer em Deus e em todas ascoisas que Ele faz. Como pregava o Apóstolo São Paulo, “a fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glóriados nossos antepassados. Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pelapalavra de Deus, e que as coisas visíveis se originaram do invisível” (Hb11,1-3).

Por compaixão emisericórdia em relação aos homens, Deus nos auxilia no fortalecimento de nossafé; pois, como São Tomé, às vezes precisamos “ver para crer”. Assim, em algumasocasiões especiais o Homem-Deus opera portentosos milagres, revelando-se real esubstancialmente presente nas Sagradas Espécies consagradas. Mesmo em meio aocaos e ao agnosticismo do mundo contemporâneo, os milagres eucarísticos nãocessaram.

A revista Catolicismo oferece aos seus leitores, na matéria de capa da edição deste mês [foto acima], dados históricos sobre algumas dessas comprovações miraculosas. O autor elencou arrebatadores milagres que se vêm operando desde o século VIII até os nossos dias. Na impossibilidade de reproduzi-los integralmente, Catolicismo publica uma seleção dos que confirmam de modo mais prodigioso a Presença Real na Sagrada Eucaristia.

Como sabemos, oSacramento eucarístico foi instituído por Jesus Cristo na Santa Ceia com os 12 Apóstolos.Desde a véspera de sua Crucifixão, portanto, Ele não nos abandonou. Permaneceuna Terra, verdadeiramente presente nos sacrários sob as aparências do pão e dovinho. Cumpre-se deste modo a promessa que Ele nos fez: “Eu estarei convosco até a consumação dos séculos” (Mt 28,20).

Por tradiçãomultissecular da Igreja, homens e mulheres vestidos com dignidade e modéstia, ecom grande respeito, recebiam a Sagrada Eucaristia na língua, de joelhos, namesa da comunhão. Após a irrupção da avalanche pós-conciliar, cujos últimoslances consistem em introduzir as práticas tribais na liturgia católica,infelizmente já não se pode dizer o mesmo. Mas Nosso Senhor continua dando-nosabundantes comprovações da Verdade eucarística, e a evocação desses milagres deveintensificar em nós a devoção ao Santíssimo Sacramento, incentivando-nos a nosaproximarmos da mesa eucarística sem a mancha de qualquer pecado grave, parapodermos receber dignamente e adorar nosso Divino Salvador.

________________

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 827, Novembro/2019

Para fazer uma assinatura da Revista Catolicismo, envie um e-mail para: catolicismo@terra.com.br

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

261 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados