Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Leve Esperança ao Sul: Ajude a Distribuir 30.000 Medalhas Milagrosas

Simbolismos históricos na movimentação das nuvens

As nuvens como imagens dos grandes impérios históricos


Simbolismos históricos na movimentação das nuvens

Fotos de nuvens

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 871, Julho/2023.

Se eu fosse pintor, gostaria de me dedicar a pintar grupos de nuvens representando o acontecer humano. Por exemplo, há certos grupos de nuvens nos quais podemos notar algo que nos leva a imaginar impérios que entram na História. Outras nuvens que se movem à maneira de guerras entre impérios; há nuvens que parecem representar a dissolução dos impérios; eles aparecem inteiros e depois se desfazem como as nuvens.

Por vezes o céu fica repleto de pequenas nuvens como neblinazinhas, ou como nuvens em frangalhos. Elas podem dar certa ideia do que houve no passado. Depois os grupos de nuvens se despedem e o céu fica todo azul.

Seria como se Deus passasse uma esponja sobre o quadro negro e apagasse todas as figuras. Em seguida, Ele forma outros desenhos. Acho muito bonito observar esses movimentos que podem lembrar fatos da história.

Gostaria de pintar em nuvens um quadro assim: Constantino, o grande imperador romano, as guerras que ele travou, as vitórias que obteve, os editos que ele promulgou, por exemplo, aquele que deu liberdade à Igreja Católica e aos fiéis para a prática da Religião. Seria como um dragão de tempestade, mas que o vento soprou, desfez o perigo e a história continua. As nuvens vão como que historiando para nós os acontecimentos passados.

* * *

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 6 de dezembro de 1987. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. 

* Para fazer uma assinatura da revista Catolicismo envie um e-mail para: catolicismo@terra.com.br

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

555 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados