Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Santa Gema Galgani

Celebramos os 120 anos da entrada no Céu desta grande mística italiana do século XX, falecida aos 25 anos em 11 de abril de 1903, reproduzindo um precioso comentário analítico feito por um seu devoto e admirador.


Santa Gema Galgani

No olhar de Santa Gema Galgani vemos um mundo. Uma alma nada desbotada, com personalidade a conta inteira!

A meu ver, ela, sem ser lindíssima, é bem bonita. O oval do rosto muito bem traçado; o nariz, a boca, as sobrancelhas e o cabelo muito regulares; os olhos bonitos. Pele muito limpa e muito agradável de ver; à sua posição de cabeça não falta certa nobreza.

Uma beleza feita de dois elementos: fisicamente bonita, espelhando uma linda alma. Uma alma que considera que o bem é o bem e o mal é o mal; o bem não pode ser violado e não é admissível que se pratique o mal. Como que dizendo: custe o que custar, farei o bem e não praticarei o mal. Se alguém praticá-lo, terá a minha censura porque sou combativa, não me limito a cruzar os braços.

Ela é íntegra e virginal, uma pessoa que se entregou inteiramente a Deus Nosso Senhor. Uma guerreira, mas sem ter sido uma batalhadora no sentido “joanadárquico”.

* * *

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 14 de junho de 1968. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. Recomendamos a leitura da vida de Santa Gema Galgani publicada na edição de abril/2006 da revista Catolicismo:

http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/6226D339-3048-560B-1C0CACA66BEF9DF0/mes/Abril2006

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados