Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Um milênio de história da fabulosa abadia do Mont-Saint-Michel, um símbolo da Civilização

A Abadia do Monte Saint-Michel, na França, completa 1000 anos em 2023. O monumento, que é um dos mais visitados do país, foi construído no século VIII e é dedicado ao Arcanjo São Miguel.


Um milênio de história da fabulosa abadia do Mont-Saint-Michel, um símbolo da Civilização

Abadia de São Miguel, França

Fonte: Editorial da e Revista Catolicismo, Nº 873, Setembro/2023* 

Exatamente há 1000 anos, no feérico Mont-Saint-Michel foi concluída a construção da abadia medieval, com algumas edificações românicas e outras góticas. Fora iniciada no século VIII por Saint Aubert, bispo de Avranches, como fruto bendito de uma aparição do Arcanjo São Miguel. Naquele local sagrado, em comemoração desse milênio, uma série de exposições históricas, conferências e concertos musicais serão apresentados neste ano. 

Aquele maravilhoso monumento, no cume do rochedo que brota altaneiro no Canal da Mancha, na Normandia, é um dos dez lugares históricos mais visitados da França, atraindo anualmente 1,3 milhão de turistas. É um dos locais da Cristandade mais procurados para peregrinações.

Grandes lances da epopeia da França transcorreram naquela cidadela murada do Mont-Saint-Michel, sempre protegida pelo Gloriosíssimo Príncipe dos Exércitos Celestes, São Miguel, a quem o lugar é consagrado e marcado indelevelmente com uma estátua dourada do Arcanjo, revestido de armadura, empunhando espada e esmagando o dragão infernal. [foto ao lado].

A fabulosa estátua, de quatro metros de altura, é obra do escultor francês Emmanuel Frémiet (1824-1910). Concluída em 1897, ela foi instalada no vértice da flecha projetada por Eugène Viollet-le Duc (1814-1879), o mesmo arquiteto que construiu a imponente flecha da Catedral de Notre-Dame de Paris.

Dos fatos prodigiosos que se passaram nesse local — muito apropriadamente denominado Merveille du Monde Occidental —, podemos lembrar, por exemplo, aqueles durante a “Guerra dos 100 anos” (entre a França e a Inglaterra), no final da Idade Média. Esses e outros temas relacionados com a “Maravilha do Mundo Ocidental”, a ilha-rochedo e a abadia-fortaleza, nossos leitores conhecerão melhor na matéria de capa da revista Catolicismo deste mês [foto no topo], de autoria de nosso colaborador na Itália, Samuele Maniscalco.

Ainda em tal edição, o leitor encontrará outra matéria relacionada aos Anjos, escrita por Luis Dufaur, assíduo colaborador da supracitada revista de cultura e atualidades, na qual ele expõe um tema muito conhecido na América espanhola, mas quase ignorado no Brasil: o dos “Anjos Arcabuzeiros” [quadro ao lado], devoção e escola artística que teve origem entre os índios católicos da região peruana de Cuzco, e sua vinculação com a vocação do nosso Continente.

____________

* Para fazer uma assinatura da revista Catolicismo envie um e-mail para: catolicismo@terra.com.br

____________

PS: Aqueles que desejarem assistir a transladação e recolocação da estátua de São Miguel Arcanjo no topo da flecha da Abadia do Mont-Saint-Michel vejam o vídeo no link abaixo. Esta tocante e perigosa operação ocorreu em 2016 após a restauração e redouramento da magnífica estátua feita por Emmanuel Frémiet em 1897.

Blog da Família Católica

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

255 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados