Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Tratado Marial De São Luís: Serão O Terror Do Demônio


Convidamos nossos leitores a lerem o Post anterior que facilitará a compreensão dessa importante previsão de São Luís Grignion sobre os futuros apóstolos da Santa Igreja. Os comentários são de autoria do Prof. Plinio em conferência para jovens católicos por volta de 1950.

São Luís Grignion após mostrar que os apóstolos dos últimos tempos “… serão em toda parte, para os pobres e pequenos, o bom odor de Jesus Cristo; e para os grandes, os ricos e os orgulhosos do mundo, um odor repugnante de morte” (tópico 56) — passa a descrever o lado combativo: serão o terror do demônio.

Não há bondade contra o pecado

Serão o terror do demônio 

Serão nuvens trovejantes” (tópico 57). 

Não são zéfiros nem brisas amenas, que trazem o bom odor das sensações emocionantes e românticas para as almazinhas adocicadas. São nuvens tonitroantes, que voam pelos ares. A imagem é majestosa, grandiosa. Reflete, em contraposição à suavidade de certo tipo de religiosidade sentimental, a grandeza, o poder e a cólera de Deus. A nuvem trovejante é a nuvem carregada, na qual o raio se forma, e da qual é lançado. 

… esvoaçando pelo ar ao menor sopro do Espírito Santo” (tópico 57). 

Uma atmosfera cheia de nuvens trovejantes, a esvoaçar do Oriente ao Ocidente, não reflete absolutamente o clima carregado de otimismo que em certos ambientes se encontra. 

… que, sem apegar-se a coisa alguma nem admirar-se de nada, nem preocupar-se, derramarão a chuva da palavra de Deus e da vida eterna. Trovejarão contra o pecado” (tópico 57). 

Não se trata, portanto, de pregar bondade contra o pecado. 

… e lançarão brados contra o mundo, fustigarão o demônio e seus asseclas, e, para a vida ou para a morte, transpassarão lado a lado, com a espada de dois gumes da palavra de Deus (cfr. Ef. 6, 17), todos aqueles a quem forem enviados da parte do Altíssimo” (tópico 57). 

São batalhadores eficacíssimos, que têm a espada de dois gumes da palavra de Deus. Os apóstolos que São Luís Grignion assim descreve são homens de um poder verdadeiramente terrível, que causam ao demônio um medo capaz de desfazer as suas tramas. Argutos, perspicazes e vigorosos, esses apóstolos são o protótipo do verdadeiro católico.”

***

Verdades menos postas em foco por certa piedade adocicada que sabe realçar a bondade e “sepultar” a combatidade. Nosso Site tem mostrado em sucessivos Posts que Misericórdia e Justiça andam juntas no Evangelho,, no ensinamento de Nosso Senhor.

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_1951_comentariosaotratado04.htm#.Y-D7YHbMJPY

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!