Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

UM DOS MAIS BELOS OLHARES


A fisionomia de Santa Teresinha é extremamente plácida. Não se percebe contração em sua face, mas não é uma fisionomia embonecada, de uma pessoa que tenha o hábito de ser muito agradada. É a fisionomia de uma pessoa solitária, como uma carmelita deve ser. As carmelitas não vivem de agradinhos e quindins de umas com as outras. Tratam-se bem, mas sem carinhos excessivos.

Ela parece contemplar Nosso Senhor Jesus Cristo, que se aproxima para o sacrifício último que ela fará — a aceitação da morte, com a resolução deliberada de chegar até o fim da caminhada. Tão tranquila, que parece ocultar a dor; mas não consegue ocultar o fogo de sua alma, que transparece.

Escudo da Ordem do Carmo

Há muita distinção no rosto da santa carmelita e no conjunto de seu corpo. Um rosto plácido, tranquilo e sereno. Chamam a atenção seus lábios finos e retos. Não são lábios bonitinhos, à maneira de uma boneca, mas um pouco voltados para dentro. Indicam seu senso muito exato de análise e crítica, mas com uma reserva muito grande. São lábios impassíveis, não dizem aquilo que os olhos vêem e interiormente comentam.

Uma chama de alma crepita. E na impassibilidade grandiosa da vida carmelita, ela pensa, deseja, contempla. Seu olhar insondável revela vitalidade enorme e nobreza. Olhos chamejantes, que revelam pureza completa num rosto impassível. É um dos mais belos olhares que tenho visto em minha vida.

____________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 21 de maio de 1983. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo, Nº 838, Outubro/2020.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados