Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

05/12 – Nossa Senhora da Conceição Coroada


Salve Maria! 🗓️ No dia 05 de Dezembro o povo de San Cristóbal de la Laguna, em Tenerife (Ilhas Canárias), é lembrada a coroação canônica que se deu em 1954 da nova, eterna e ainda atual PREFEITA da cidade! Mas como assim uma prefeita coroada, perpétua, e desde 1954 é ainda a atual?

📚 Elementar, meu caro! É porque Ela é ao mesmo tempo Prefeita da cidade e é Rainha do Céu, é Nossa Senhora da Conceição! A freguesia de ‘la Concepción’, onde encontra-se seu santuário, é a mais antiga de Tenerife. Conta-se que a antiga imagem, a que ali havia dado origem a essa devoção, era uma das que foram feitas na Espanha a pedido do rei São Fernando no século XIII (nessa mesma ocasião os Anjos foram responsáveis por fazer a de Nossa Senhora dos Reis de Sevilha… mas essa história é para outro dia!).

Uma procissão de velas e tochas é realizada anualmente no dia 7 de dezembro. Dia 8 (o Grande Dia), a solene missa pontifícia é celebrada pelo Bispo de Tenerife com a presença das autoridades civis e militares da ilha. Durante a Missa, o prefeito (o auxiliar Dela, é claro!) entrega à Nossa Senhora da Conceição Coroada o bastão que representa o comando da cidade. Logo após, ocorre a procissão da venerada imagem pelas ruas do centro histórico. Por fim, o bastão é novamente entregue ao prefeito, simbolizando que Ela lhe empresta para que o use com responsabilidade.

🙏🏻 Nossa Senhora da Conceição Coroada, rogai por nós!

🖋️ Ivan Rafael de Oliveira
(Voluntário do Canal dos Santos Anjos)

Fontes de Pesquisa: https://es.wikipedia.org/wiki/Nuestra_Se%C3%B1ora_de_la_Concepci%C3%B3n_Coronada_(San_Crist%C3%B3bal_de_La_Laguna)
https://lalagunaahora.com/san-cristobal-de-la-laguna-patrimonio-mundial-bienes-de-interes-cultural-imagen-de-la-inmaculada-concepcion-de-la-iglesia-de-su-nombre/

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados