Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A capital financeira da Europa reverencia Carlos Magno no Natal


Na sacada do prédio central era apresentado
o imperador que acabava de ser eleito

NRömer (Paço Municipal) de Frankfurt am Main se realizava outrora a eleição dos Imperadores do Sacro Império Romano-Alemão.

Hoje o centro financeiro de Europa, com um dos maiores aeroportos da Alemanha, 240 bancos e os arranha-céus mais altos do continente.

Römer é a sede histórica da Prefeitura da cidade cujos fundamentos remontam à época do domínio romano.

Mas, por ser o prédio mais antigo passou a acolher a sessão de eleição do imperador do Sacro Império Romano-Alemão.

Essa acontecia na atual Kaisersaal, ou Salão do Imperador, no segundo andar.

O vinho de maçã, o Apfelwein, é preparado para o Natal.

O eleito era sagrado depois na catedral de Aachen, mas comparecia na sacada para ser aclamado pelo povo reunido na praça onde hoje se faz o Mercado de Natal.

A aclamação popular era seguida por um carolíngio banquete de coroação.

Não eram épocas de complicadíssimos requintes, mas de abundâncias que falavam da dimensão das almas.

A grande sala está decorada com os retratos de 52 imperadores pintados ao longo dos séculos até o infeliz e anticatólico imperador Francisco II que abdicou em 1806 e dissolveu o Sacro Império.

Maravilhoso mercado de Natal

No maravilhoso Mercado de Natal diante do Römer, superabundam as melhores iguarias: presunto de Parma, fungos de todo tipo, trufas, caviar, frios, queixos, peixes e doces.

A linguiça branca, Münchener Weisswurst vem da Baviera.

Bebe-se vinho de maçã (Apfelwein) e principalmente sidra em grandes jarras de cerâmica ou copos que se levam de lembrança.

Frank Wintler, dono da taberna Lorsbacher Tal [Vale Lorsbacher], explica que “as maçãs são colhidas a partir de agosto, e o suco fermenta até dezembro, quando é bebido bem fresco com queixo Handkäs, pão preto e manteiga”.

No Advento, sopa com veado e castanhas, ou pratos com pato e ganso. Cada época do ano traz seus produtos.

No Sul, veado e javali, e no Norte, peixe, principalmente arenque cru ou fritado, além de camarões do Mar do Norte sobre pão branco e molho rosa.

As linguiças tradicionais de todo tipo e cor, batatas em variadas apresentações, bem como repolho em quantidades superabundantes constituem a “santíssima trindade culinária germânica” ao alcance de todos.

Sauerkraut está em todas.

A linguiça grossa de Berlim – a Bockwurst – com curry, Currywurst Bratwurst, designa muitas variedades.

A linguiça branca de cordeiro vem da Baviera e é servida com pão preto no café da manhã, e mostarda doce com cerveja nos fins de semana.

Também com o tradicional Sauerkraut – chucrute vermelho e branco –, que é um ancestral método de conservação dos alimentos, cozinhados por fermentação.

O delicioso e popular Sauerkraut é um infaltável

O novo Imperador se dirigia em cortejo da catedral até o palácio medieval Römer, de cuja sacada jogava ao público moedas de ouro comemorativas de seu reinado.

Hoje, o Römer está primorosamente restaurado após os impiedosos bombardeios da II Guerra Mundial.

E, no início do período natalino, o povo ainda se concentra na mesma praça diante das autoridades que comparecem  na sacada, e ovaciona simbolicamente a memória de Carlos Magno, como que clamando pela volta dele.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados