Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A reação conservadora, São Luis Grignion e a devoção mariana


São Luiz Grignion de Montfort, 1673, França, já previra que seu Tratado sobre Nossa Senhora frutificaria bem mais tarde.

Quase 150 anos após seu nascimento, “o famoso convertido inglês e abalizado teólogo do século XIX, Pe. Frederico William Faber (1814-1863), no prefácio da edição inglesa do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, traduzido por ele, afirma: “Poucos homens, no século XVIII, trazem em si mais fortemente gravados os sinais do homem da Providência do que esse novo Elias, missionário do Espírito Santo e de Maria Santíssima.” https://ipco.org.br/28-04-sao-luis-maria-grignion-de-montfort-confessor-3/

A devoção pregada por São Luiz renovará a face da Terra

Pio IX proclama o dogma da Imaculada Conceição

Ainda no século XIX o grande e imortal pontífice, Papa Pio X, proclama o dogma da Imaculada Conceição. Novo triunfo de Maria Santíssima, nova glória para Grignion de Montfort.

A esta criatura dileta entre todas, superior a tudo quanto foi criado, e inferior somente à Humanidade Santíssima de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus conferiu um privilégio incomparável, que é a Imaculada Conceição.

No centenário da proclamação do dogma, comenta o Prof. Plinio, em 1954: “Em virtude do pecado original, a inteligência humana se tornou sujeita a errar, a vontade ficou exposta a desfalecimentos, a sensibilidade ficou presa das paixões desregradas, o corpo por assim dizer foi posto em revolta contra a alma.

“Ora, pelo privilégio de sua Conceição Imaculada, Nossa Senhora foi preservada da mancha do pecado original desde o primeiro instante de seu ser. E, assim, nela tudo era harmonia profunda, perfeita, imperturbável. O intelecto jamais exposto a erro, dotado de um entendimento, uma clareza, uma agilidade inexprimível, iluminado pelas graças mais altas, tinha um conhecimento admirável das coisas do Céu e da terra. A vontade, dócil em tudo ao intelecto, estava inteiramente voltada para o bem, e governava plenamente a sensibilidade, que jamais sentia em si, nem pedia à vontade algo que não fosse plenamente justo e conforme à razão. – Imagine-se uma vontade naturalmente tão perfeita, uma sensibilidade naturalmente tão irrepreensível, esta e aquela enriquecidas e super-enriquecidas de graças inefáveis, perfeitissimamente correspondidas a todo o momento, e se pode ter uma idéia do que era a Santíssima Virgem. Ou antes se pode compreender por que motivo nem sequer se é capaz de formar uma idéia do que a Santíssima Virgem era.’

Mais uma glória de Maria Santíssima, mais uma prova do acerto do grande santo marial: São Luiz Grignion de Montfort.

O Movimento Católico no Brasil: devoção mariana

O século XX presenciou no Brasil e em outros paises um renascimento da devoção mariana. Esse seria, a nosso ver, o segundo triunfo de São Luiz Maria Grignion de Montfort: a pujança das Congregações Marianas.

Comenta o Prof. Plinio na Folha de São Paulo: “Naqueles anos havia uma grande e luminosa realidade que se chamava o “movimento católico“. Nessa designação genérica se compreendia o conjunto formado, de norte a sul do país, pelas associações religiosas. É claro que neste, como em todos os vastos conjuntos, havia certa heterogeneidade. Assim, a par de entidades inertes, esclerosadas pelo tempo ou abortadas por fatores vários, havia outras de uma vitalidade incontestável, e algumas até de uma pujança extraordinária. Entre estas últimas, refulgiam as Congregações Marianas. O movimento mariano, que começara a se expandir no período de 1925 a 1930, chegava então ao seu apogeu. Prestara ele à Igreja o incomparável serviço de – num país como o nosso, em que a religião só era praticada pelo sexo feminino e por uma minoria de homens de idade madura – atrair para a vida de piedade e para o apostolado legiões inteiras de jovens de todas as classes sociais.

“Todo este mundo de associações novas e antigas – pois pela quantidade se tratava de um mundo – caminhava para a frente unido filialmente a um clero no qual eram numerosas as personalidades de valor e prestígio, e a um episcopado coeso e profundamente venerado.

“A força do movimento católico se provara em mil conjunturas. Assim, em 1933, o mais jovem dos candidatos à Constituinte Federal foi ao mesmo tempo o mais votado do país. Tinha 24 anos, e obteve 24 mil votos (o necessário para se eleger era 12 mil). Tal votação, deveu-a ele exclusivamente ao apoio das entidades católicas de São Paulo. O teste surpreendeu e impressionou tanto, que a partir desse momento a Liga Eleitoral Católica passou a ser reputada uma das maiores potências do País. Hoje, transcorridos mais de 35 anos, é com alegria e gratidão para com Nossa Senhora que o eleito de 1933 lembra estes fatos para os leitores da “Folha de S. Paulo”. https://www.pliniocorreadeoliveira.info/FSP%2069-02-15%20Kamikaze.htm

A reação católico-conservadora do século XXI

Passemos, então, ao terceiro triunfo de São Luiz Maria Grignion de Montfort: a reação conservadora-católica antipetista está profundamente marcada pela devoção a Nossa Senhora segundo o Tratado de nosso grande Grignion de Montfort. Grupos, por todo o Brasil, leem o Tratado, se persuadem das teses Montfortianas e se consagram à Virgem Santíssimo como escravos de amor.

Essa, seria, a nosso ver, a nota tônica do rejuvenescimento mariano entre os jovens. Sejam eles convertidos do protestantismo à Santa Igreja, sejam católicos indiferentes que recebem uma graça Montfortiana e se tornam escravos de amor da Santíssima Virgem.

In hoc signo vincis! disse uma voz ao imperador Constantino. Nesta Devoção Marial vencerás! Vencerá o Brasil, vencerá a Santa Igreja, e com Ela o Ocidente se se abrir ao ensinamento de São Luiz Grignion.

É o que mais almejamos e pedimos à Santíssima Virgem seguindo as palavras de fogo de Montfort: “Vossa divina Fé é transgredida; vosso Evangelho desprezado; abandonada vossa Religião; torrentes de iniqüidade inundam toda a terra, e arrastam até os vossos servos; a terra toda está desolada: Desolatione desolata est omnis terra; a impiedade está sobre um trono; vosso santuário é profanado, e a abominação entrou até no lugar santo. E assim deixareis tudo ao abandono, justo Senhor, Deus das vinganças? Tornar-se-á tudo afinal como Sodoma e Gomorra? Calar-Vos-eis sempre?” https://www.pliniocorreadeoliveira.info/1955_055_CAT_O_Reino_de_Maria.htm

Que venha logo o dilúvio de fogo do puro amor que transformará a Terra!

***

Que venha o Reino do Imaculado Coração de Maria previsto por Nossa Senhora em Fátima!

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

472 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados