Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Análise da exortação apostólica do Papa Francisco “Desiderio desideravi”


Fonte: Revista Catolicismo, Nº 861, Setembro/2022

Ninguém pode negar que a Igreja Católica esteja atravessando uma imensa crise: queda vertiginosa da prática religiosa; escassez de vocações sacerdotais e religiosas; questionamento de dogmas de fé e de regras elementares da moral; perda de influência do clero, para citar apenas alguns dos sintomas mais palpáveis.

A maioria dos bispos presentes ao Concílio Vaticano II atribuiu os primeiros sintomas dessa crise à secularização da sociedade, fruto dos avanços da ciência e da técnica, com os quais o Céu estaria nesta Terra, não sendo mais preciso pedir o auxílio de Deus.

A Igreja deveria então modernizar-se. O resultado concreto foi que os padres abandonaram a batina e as freiras seus hábitos; as procissões e as devoções tradicionais foram supressas; não se falou mais dos Dez Mandamentos, do pecado e do Inferno, passando-se a falar sobretudo de justiça social, pobreza, solidariedade etc.

A Liturgia foi um lugar destacado da expressão desse aggiornamento ou “modernização”. A missa de domingo deixou de ser aquela cerimônia séria e sacral, ao som do órgão, com a finalidade de render culto a Deus, para se tornar uma reunião festiva ao som do violão e de batuques para celebrar os acontecimentos da semana na comunidade.

O problema foi que o diagnóstico estava errado, e o remédio era pior do que a doença. O povo não tinha perdido a fé em Deus e os progressos da técnica não preenchiam os anelos de Verdade, Bem e Beleza infinitos que o coração humano só encontra na união com o seu Criador. A dessacralização da religião e da Liturgia, em lugar de atrair as pessoas, esvaziou as igrejas e os seminários diocesanos.

Pelo contrário, as pouquíssimas igrejas onde a Missa tradicional continuava a ser celebrada foram se enchendo de jovens, atraídos e admirados pela sacralidade das cerimônias e de uma pregação firme das verdades da fé e da moral. Os seminários das comunidades que tinham optado pelo rito tradicional se encheram. O Papa Bento XVI decidiu então dar ampla liberdade à missa tradicional, como forma extraordinária do rito latino.

Mas o Papa Francisco, pelo contrário, com o ‘motu proprio’ Traditiones custodes, de julho do ano passado, restringiu radicalmente sua celebração, sob o pretexto de defender os avanços do Concílio Vaticano II. E em sua recente exortação apostólica Desiderio desideravi tentou justificar essa erradicação, fazendo a apologia da reforma litúrgica de Paulo VI, que introduziu a missa nova.

A principal matéria da revista Catolicismo deste mês faz uma análise desse último documento, mostrando que em vários aspectos ele fornece uma visão parcial e unilateral de importantes verdades da fé cuja expressão na Liturgia deve ser conforme o velho adágio lex orandi, lex credendi, ou seja, que a lei da oração deve seguir a lei da fé.

____________

Para fazer uma assinatura da revista Catolicismo envie um e-mail para catolicismo@terra.com.br

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

255 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados