Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 16/02


O petroleiro “Pedernales”, afundando, após ser partido ao meio por um torpedo alemão, próximo de Aruba, Venezuela. 1942.

1630: – Invasão holandesa do Brasil: As tropas holandesas entram em Olinda.

1867: – Abertura para o tráfego da ferrovia São Paulo Railway, e inauguração da Estação da Luz, em São Paulo.

1936: – A Frente Popular, coligação de partidos de esquerda, vence as eleições na Espanha, e Manuel Azaña torna-se primeiro-ministro, restaurando a constituição de 1931. A guerra civil torna-se inevitável.

Werner Hartenstein, comandante dos submarinos alemães que atacaram o comboio aliado em Aruba, na Venezuela, em 1942.

1942: – Submarinos alemães atacam navios americanos em Aruba, Venezuela. Este foi o primeiro ataque alemão a algum alvo americano da guerra.

1943: – Durante a Terceira Batalha de Kharkov, os soviéticos adentram na cidade.

1945: – Tropas americanas, totalizando 7000 combatentes, desembarcam na Ilha Corregidor, nas Filipinas.

1964: – O Concílio Vaticano II, sob os auspícios de João XXIII, aprova a leitura das epístolas e dos Evangelhos nas línguas nacionais, durante os ofícios religiosos.

1987: – O Prof. Plinio interpela Jair Meneghelli, dirigente da CUT, na TV Cultura, sobre o que ele pensa sobre reforma urbana, e sobre o socialismo autogestionário.

2018: – Tendo em vista o caos que reinava na cidade do Rio de Janeiro, o presidente Michel Temer decreta intervenção federal naquele estado, pela primeira vez sob a vigência da Constituição de 1988.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados