Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Checoslováquia (1968), Ucrânia (2024)

Semelhanças na estratégia de propaganda entre a URSS nos anos 60 e a Rússia de Putin no século XXI, explorando a decadência moral do Ocidente para justificar invasões.


Checoslováquia (1968), Ucrânia (2024)

Tchecoslováquia e Ucrânia

Índice

  1. Analogia de situação

A invasão da Checoslováquia (1968) pela URSS, a invasão da Ucrânia por Putin, 2022. Analogias.

Um grupo de jovens do IPCO costuma adestrar-se na análise dos acontecimentos atuais lendo e estudando artigos do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira na Folha de São Paulo.

Descobriram, leram e analisaram o artigo “Refletindo em pleno suspense” sobre a despótica e brutal ocupação da Checoslováquia (1968) pela bota das tropas da URSS.

Como reagiu o Ocidente nas duas invasões? Acompanhe.

Analogia de situação

De fato, há muitas analogias de situação quer na brutalidade da URSS invadindo a Tchecoslováquia em 1968 com a presente guerra de agressão movida pela Rússia de Putin em 2022 – quer também, e principalmente, no modo pelo qual a opinião do Ocidente vem acreditando nos sucessivos mitos (hoje se diria “narrativas”) espalhados por ardilosa propaganda de Moscou.

A “narrativa” dos anos 60

Naqueles idos dos anos 60, 70 a URSS fazia uso da psy war inundando o Ocidente com promessas de abrandamento. Teria passado a fase staliniana.

A opinião pública vinha sendo embalada no mito de que os dirigentes da Rússia “desestalinizada” são amantes da paz. (…) como pôde a opinião mundial ser induzida a crer neste mito tão inconsistente? “Claro está que a causa mais imediatamente visível deste engano reside nas mil pequenas e grandes manobras que a União Soviética pôs em curso para se fazer aceitar como nação pacífica, e gozar, consequentemente, dos benefícios da coexistência.

Como se processa a “narrativa” da ex URSS no século XXI?

O Ocidente corroído pela IV Revolução, pelos desvarios da Revolução de Maio de 68 na França, a consequente revolução sexual, o “proibido proibir”, o aborto, a agenda de gênero é apresentado pela psy war de Putin como sendo a imagem do anticristo. A ex civilização ocidental mole, sensual só poderia ser salva por um “novo Constantino” surgido dentro do mundo russo. Eis a imagem midiática, eis a propaganda psy war do novo modelo de “salvador” do Ocidente, ele se chamaria Putin.

Esse “novo Constantino” poderia, portanto, invadir e dominar a Ucrânia para “salvá-la” do apodrecimento moral, da influência do nefasto e corrupto Ocidente. O Ocidente, veremos adiante, precisa se converter e voltar à Casa Paterna. Entretanto, essa decadência não justifica a invasão da Ucrânia.

Nunca houve a Nurenberg da URSS

A Cortina de Ferro caiu em 1989. Putin a lamenta como sendo a maior catástrofe geo-política. Vejamos bem, Putin nunca censurou oficialmente a carnificina, o assassinato de dezenas de milhões de eslavos levado a cabo pelo regime comunista. Em 2017, ano do centenário da Revolução bolchevista, ele tinha a obrigação de fazer um “mea culpa” caso fosse realmente um anticomunista e renegasse seu passado de ex agente da KGB.

Assim escreveu o Prof. Plinio ao Presidente de Lituânia (1991):

Levo ao conhecimento de V. Exa. o intenso gáudio que reina nas TFPs e Bureaux-TFP dos cinco continentes pelo seu gesto, sugerindo a formação de um tribunal internacional do gênero de Nuremberg, para julgar o crime dos comunistas soviéticos. E, ademais, o haver V. Exa. oferecido o território lituano para que nele fizesse suas sessões o dito tribunal.

Temos que lamentar: ONU, Vaticano, União Europeia, EUA, grande mídia, bilionários … ninguém pediu até hoje a Nurenberg do comunismo.

Aqui temos outra analogia da reação do Ocidente, no século XX, com aquela de 1968, quando houve a invasão da Checoslováquia: amamos mais a nossa comodidade, o gozo da vida, do que a honra.

Já em 2014 a invasão de anexação da Crimeia, por Putin, tornou-se fato consumado com a cumplicidade do Ocidente.

Perguntas finais

Aconselhamos vivamente nossos leitores a leitura de “Refletindo em pleno suspense“, as considerações sobre a opinião pública do Ocidente, as hipóteses, as perguntas, as respostas enunciadas pelo Dr. Plinio em seu artigo para a Folha de São Paulo, sobre a invasão da Checoslováquia (1968). E faça as devidas aplicações à guerra movida por Putin contra a Ucrânia.

Vejamos mais esse trecho do citado artigo:

Por fim, o êxito da utilização do rolo compressor, na Tchecoslováquia, é incerto: que acontecerá aos dirigentes de Moscou se a pequenina nação se transformar, para eles, no que foi a Espanha para Napoleão? Em tal caso, o agravamento dos três primeiros fatores que enumerei, não poderá conduzir à ruína irremediável o poderio dos atuais déspotas soviéticos?

Analogia com Putin: ele encontrou-se face a face com uma Nação decidida a não capitular desde 2022: essa é a Ucrânia com sua heroica resistência ao invasor.

Decidirá ele arrasar a Ucrânia e passar por um genocida à maneira de Stalin? E se isso despertasse de vez o Ocidente para a manobra midiática Putin — “salvador” do Ocidente — e caísse sua máscara de “novo Constantino”?

* * *

As dezenas de milhões de vítimas do comunismo aí estão a clamar por justiça. Ocidente, acorde. Como o Filho Pródigo do Evangelho volte à Casa Paterna; atenda aos pedidos de Nossa Senhora de Fátima e se converta sinceramente. Aí, sim, nenhuma manobra midiática nos conseguirá iludir com esse ou outro “novo Constantino” que queira “salvar” o Ocidente à revelia da Santa Igreja.

Aos leitores católicos lembramos, a Igreja não tem liberdade na Rússia de Putin.

Nossa Senhora de Fátima apresse a conversão da Rússia!

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

481 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentário em alta

Invalid Date

Comentários

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados