Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Mensagem do Principe Dom Bertrand sobre a Invasão Russa à Ucrânia

Por Dom Bertrand de Orleans e Bragança

2 minhá 3 anos — Atualizado em: 3/12/2022, 9:30:00 PM


MENSAGEM DO PRÍNCIPE IMPERIAL DO BRASIL
A PROPÓSITO DA INVASÃO RUSSA À UCRÂNIA

Em nome de meu irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e no meu próprio, manifesto nosso apoio ao valoroso povo da Ucrânia, bem como nosso indignado repúdio à grave e injusta agressão do tirano russo Vladimir Vladimirovich Putin contra aquela  nobre nação, em violação das mais elementares regras do direito internacional, visando aniquilar sua identidade religiosa, cultural e histórica, e colocando em risco a paz, não apenas na Europa, mas em todo o mundo.

A esses sentimentos de repúdio e consternação, se somam os de solidariedade a todos os brasileiros que se encontram na Ucrânia, bem como à vigorosa comunidade de ucranianos no Brasil.

Não surpreende que um povo que suportou 70 anos de perseguições, cárceres e o pavoroso genocídio de milhões nos anos trinta do século passado, o Holodomor, se levante agora face ao muito mais poderoso agressor em defesa de sua identidade e de seu território. A Fé da Igreja Greco-Católica Ucraniana, acrisolada pela perseguição, alenta uma Nação inteira, dando à acomodada Europa e ao mundo uma lição de desassombro, valor e fidelidade aos princípios irrenunciáveis da Civilização Cristã.

A Família Imperial brasileira sente-se particularmente concernida nessa heroica resistência, pois em suas veias corre o sangue de São Vladimir o Grande, pelo casamento de sua neta a Princesa Ana de Kiev com o Rei Henrique I da França, de quem provem o Marechal Conde d’Eu, nosso bisavô.

Rogo, pois, a Deus Nosso Senhor, por intercessão de Nossa Senhora – que em Fátima previu que a Rússia espalharia seus erros pelo mundo – e de São Vladimir, o fundador da nação ucraniana, que alente e proteja seu povo nesta hora de extremo perigo. Rogo também pelo cumprimento da promessa, feita pela Santíssima Virgem, de que, depois de sofrer terrivelmente enquanto nação, a Ucrânia consolidaria sua soberania.

Assim sendo, urge que o Papa – e com ele os Bispos de todo o mundo – atendam finalmente ao pedido feito por Nossa Senhora à Irmã Lúcia, consagrando a Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Somente assim será possível sua conversão e, consequentemente, o retorno da paz ao mundo. Do contrário, estaremos sujeitos aos castigos – e, notadamente, ao flagelo de guerras ainda mais devastadoras do que as do passado – anunciados em Fátima.

Que a Divina Providência nos livre deste terrível desfecho e nos permita a concretização do anelo de grandeza cristã palpitante em nossos corações.

São Paulo, 5 de março de 2022

Dom Bertrand de Orleans e Bragança

Príncipe Imperial do Brasil

Detalhes do artigo

Autor

Dom Bertrand de Orleans e Bragança

Dom Bertrand de Orleans e Bragança

40 artigos

D. Bertrand de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil, bisneto da Princesa Isabel, a Redentora, e trineto do Imperador Dom Pedro II, último monarca dos brasileiros.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados