Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

13 de maio: A Consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus

O Sagrado Coração de Jesus acolha essa Consagração, na qual Dom Bertrand representará o conjunto da sociedade brasileira e o leve à sua Providencial Missão. Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, acolha benevolamente esse pedido e o apresente a seu Divino Filho.


O Chefe da Casa Imperial consagrará o Brasil ao Sagrado Coração de Jesus, em evento no Cristo Redentor, 13 de Maio.

Dom Bertrand de Orleans e Braganca, Chefe da Casa Imperial do Brasil, em solenidade marcada para o dia 13 de Maio, às 17h, no Santuário do Cristo Redentor, consagrará o Brasil ao Sagrado Coração de Jesus.

O evento se dará em data simbólica, dentro das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, e 135 anos da Abolição da Escravidão no país, assinada pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888.

Valor simbólico e real da Consagração

A Consagração que será feita por Dom Bertrand, Chefe da Casa Imperial do Brasil, não tem um caráter exclusivamente simbólico ou alegórico. Ele tem um conteúdo muito real para o qual chamamos a atenção de nossos leitores.

"Até 1789, o mundo não conheceu a aberração que se chama o agnosticismo de Estado. Nos povos pagãos como nos cristãos era convicção, que não sofria controvérsia, o caráter religioso de que se deveriam revestir todas as manifestações da vida pública", comenta o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

Nas grandes monarquias, nas repúblicas aristocráticas ou burguesas, todos os acontecimentos de relevo da vida civil eram comemorados de modo religioso.

Esses atos não tinham um caráter exclusivamente simbólico ou alegórico. Se bem que servissem também para manifestar de modo oficial o louvor, a alegria ou a tristeza nacional, eles tinham também um conteúdo muito real, que era o ato religioso pelo qual a coletividade nacional, como tal, referia ao Criador suas alegrias e suas dores, sua glória e seu infortúnio, adorando, agradecendo, expiando ou suplicando graças, oficialmente reunida aos pés do Deus três vezes Santo.” (1)

Hora Histórica para o Brasil

O fruto da Consagração é o estabelecimento de um vínculo real e especial, entre o Sagrado Coração de Jesus e o Brasil, e que esse vínculo, pondo-nos em posição privilegiada perante o Rei dos Reis [REX REGUM ET DOMINUS DOMINANTIUM], influirá de modo eficaz no cumprimento da missão providencial da Terra de Santa Cruz.

A situação atual é caracterizada pela crise existencial do mundo Ocidental e Cristão, do qual o Brasil se gloria em fazer parte. Uma crise que se reveste de especial gravidade pela convergência de diferentes e simultâneas ameaças. Do ponto de vista da política externa, a emergência de novos poderes mundiais de cultura neopagã, frequentemente dominados por ideologias totalitárias, avança sobre a nossa soberania”, afirma D. Bertrand.

Nesse ato, representarei o conjunto da sociedade brasileira, formada pela união de diversos povos que aqui, admiravelmente, se uniram para formar a nacionalidade sob o influxo de nossos Imperadores.

Certo de contar com o beneplácito dos Exmos. Srs. Arcebispos e Bispos do Brasil e pedindo sua benção para essa iniciativa, exprimo minha absoluta certeza, ancorada na Fé, de que essa consagração da nossa Pátria ao Sagrado Coração de Jesus atrairá para ela o favor divino, permitindo-lhe assim atravessar incólume as graves tormentas que se acumulam no horizonte, para assim poder servir como um dos principais alicerces daquela Cristandade renovada anunciada nas aparições de Nossa Senhora em Fátima, cuja festa também é em 13 de maio, com estas esperançosas palavras: Por fim, meu Imaculado Coração triunfará!” (2)

***

O Sagrado Coração de Jesus acolha essa Consagração, na qual Dom Bertrand representará o conjunto da sociedade brasileira e o leve à sua Providencial Missão. Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, acolha benevolamente esse pedido e o apresente a seu Divino Filho.

Pelas bênçãos de Maria, o Brasil ainda será um grande País!

(1) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_450715_ConsagracaoaNaSra.htm#.Xs8PaWhKiUk

(2) https://diariodorio.com/chefe-da-casa-imperial-consagra-o-brasil-ao-sagrado-coracao-de-jesus-em-evento-no-cristo-redentor/

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

472 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados