Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

China é saqueadora do Brasil? Pergunta jornal britânico.


Os investimentos no Super Porto do Açu garantiriam à China o acesso a recursos naturais fundamentais do Brasil

Luis Dufaur

O jornal britânico “The Guardian” perguntou-se se a China é uma saqueadora do Brasil.

A construção de um enorme complexo portuário e industrial no município de São João da Barra, na região norte do Estado do Rio de Janeiro, apelidado de “Estrada para a China” foi o eixo da questão.

Os investimentos no Super Porto do Açu garantiriam à China o acesso a recursos naturais fundamentais do Brasil.

O macro-porto criará “uma nova fase nas relações” entre os dois países, disse o secretário de desenvolvimento econômico do Rio, Júlio Bueno.

Para o economista Delfim Netto é um “erro grave” permitir que um país estrangeiro compre terras, minerais e recursos naturais do Brasil.  

O “Financial Times” fala dos “sólidos laços econômicos” estabelecidos entre os dois países nos últimos anos e destaca que a China considera o acesso a petróleo e gás uma questão de segurança nacional. De fato, o investimento atende a máxima prioridade internacional da China: obter a hegemonia planetária a qualquer custo.

Ainda segundo o “Financial Times”, “as grandes petrolíferas (estatais) chinesas estariam interessadas em alguns dos campos de pré-sal brasileiros”.

Na África, a China expande-se rapidamente e após garantir a presença procede com métodos extorsivos contra os países e contra o grande número de empregados que contrata.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados