Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Acesse sua conta

Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Como os vínculos sociais conduzem os mercados

Foto: John Horvat II
Por John Horvat II

há 9 anos1 min

Atualizado em: 9/1/2017, 9:24:16 PM


800px-Mercato_del_pesce_a_Milano

Geralmente pensamos que a publicidade é a chave para criar demanda. A propaganda nos faz conhecer a disponibilidade de produtos. Só que, muitas vezes, esse não é o motivo pelo qual as pessoas compram. Pessoas tendem a comprar de outras pessoas.

O sociólogo David Halpern observa que as redes sociais são muito importantes na condução dos mercados:

“Mesmo no mundo de alta tecnologia dos mercados mundiais (baseado na internet), a maioria dos negócios continuam a ser canalizados não apenas por sinais de preços, mas pelas redes sociais. Pessoas tendem a comprar – e a fazer acordos – com os conhecidos, sejam eles agricultores ou financiadores da cidade. E o almoço de negócios permanece tão onipresente hoje como sempre. O mercado atual é de alta tecnologia, mas ainda não é de ‘alto contato’” (David Halpern, Social Capital, Polity Press: Cambridge, 2005, p. 51) ¹.

 

(Tradução: Fabio Ramos)

¹ Título do livro: “Capital Social”, em tradução livre.

Fonte: http://www.returntoorder.org/2014/04/social-bonds-drives-markets/

Detalhes do artigo

Autor

John Horvat II

John Horvat II

35 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados