Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 05/07


Napoleão Bonaparte, observando os movimentos do Exército francês, na Batalha de Wagram.
Carga de Cavalaria francesa aos dragões austríacos, na Batalha de Wagram.

1809: – A maior batalha das Guerras Napoleônicas, a Batalha de Wagram é travada entre os Impérios francês e austríaco.

1914: – O aviador Eduardo Pacheco Chaves faz o primeiro vôo entre São Paulo e Rio de Janeiro, em 4 horas e 40 minutos.

1922: – Tem lugar a Revolta dos 18 Tenentes que serviam na Escola Militar e no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro. Este movimento tentava impedir pelas armas que o presidente eleito do Brasil, o paulista Artur Bernardes, tomasse posse continuando a política “café com leite”. O chamado tenentismo preparou caminho para a Revolução de 1930, que alterou definitivamente as estruturas de poder no país.

1924: – Consequência da revolta acima, tem início a Revolta Paulista de 1924, a segunda revolta tenentista, maior conflito bélico da cidade de São Paulo, motivada pelo descontentamento dos militares com a crise econômica e a concentração de poder nas mãos de políticos de São Paulo e Minas Gerais.

1943: – A frota de invasão aliada navega para a Sicília, na Operação Husky, para invadir a Itália pelo sul.

1969: – Interpelação da TFP chilena aos 2 principais líderes rurais: “Buen precio para los frutos, pero confiscación para el árbol”.

2013: – O Vaticano publica a primeira encíclica de Francisco I, Lumen Fidei. O Pontífice, de fato, assumiu o trabalho de Bento XVI que já havia completado uma primeira redação do texto, só fazendo nele alguns acréscimos.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados